Notícias

Poupatempo alerta sobre cuidados com documentos no Carnaval
22/02/2017

 

Campanha "Vista a fantasia, mas não perca a identidade" orienta foliões sobre o grande índice de casos de perda, furto ou roubo de documento

 

Durante o Carnaval muita gente relaxa e é essa época do ano que cresce o índice de casos de perda, furto ou roubo de documentos. Para alertar os foliões, o Poupatempo lançou uma campanha nas redes sociais: “Vista a fantasia, mas não perca a identidade. Cuide bem dos seus documentos na folia”.

A mesma situação ocorre após as festas de fim de ano, o que eleva a procura por segundas vias no primeiro mês do ano. Em 2017, o Poupatempo prestou 4,7 milhões de atendimentos no mês de janeiro. Desse total, 342,6 mil atendimentos foram para segundas vias de RG e 44,4 mil para as de CNH.

Durante 2016, cerca de 3,4 milhões de pessoas solicitaram a segunda via do RG e mais de 443 mil para CNH em todas as unidades do Poupatempo. Desde a criação do programa, em 1997, foram registrados 35 milhões de segundas vias do RG e mais de 25,4 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O prazo para emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade (caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo), o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Agendamento

Para evitar filas e transtornos, antes de procurar os postos, é necessário agendar o atendimento. A melhor forma é com o aplicativo SP Serviços. Basta fazer o download no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.

O cidadão também pode utilizar o Portal do Poupatempo ou o Disque Poupatempo no 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 11 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora). O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h.

Do Portal do Governo do Estado