Notícias

Licenciamento antecipado pode ser solicitado ao pagar a 3ª parcela do IPVA
08/03/2017

 

Condutor pode fazer o pagamento em terminais eletrônicos ou internet banking

 

O motorista que quiser regularizar o veículo no início do ano e rodar em 2017 tranquilamente, sem se preocupar com a documentação do automóvel pode fazer isso com o pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) antecipado. Ao pagar o valor de R$ 96,24 é possível receber o documento em casa e circular.

Para isso, é necessário aguardar a terceira (e última) parcela do IPVA que vence a partir do dia 9 de março. Não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar o licenciamento eletrônico antecipado, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências bancárias ou pelo internet banking.

“Muitas vezes, entre tantas obrigações no dia a dia, o cidadão pode se esquecer de licenciar seu veículo. Isso pode lhe trazer alguns problemas. Ao fazer o licenciamento antecipado, o motorista pode ficar tranquilo para circular o resto do ano”, explica o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

Em até 20 dias úteis, é realizada a entrega do documento pelos Correios no endereço de registro do veículo. Esse prazo leva em conta a grande procura pelo serviço de janeiro a março. Em 2016, foram realizados 3.136.230 licenciamentos eletrônicos nos três primeiros meses do ano.

Lembrando que conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário. Além disso, o veículo é removido a um pátio.

Do Portal do Governo do Estado