Notícias

Estação Rio Grande da Serra da CPTM terá exames gratuitos de pressão e diabetes
10/3/2017

 

Objetivo é conscientizar o público sobre a importância da prevenção dessas doenças; exames serão realizados na plataforma de desembarque

 

Os usuários que passarem pela Estação Rio Grande da Serra, da CPTM, na Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), nesta sexta-feira (10), poderá fazer testes de glicemia e aferição da pressão arterial. O objetivo é conscientizar o público sobre a importância da prevenção do diabetes e da hipertensão.

Os exames serão realizados na plataforma de desembarque. Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde, na região do ABC.

A aferição da pressão arterial é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que se manifesta em 25% dos brasileiros. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Doenças que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.

O teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, que determina com precisão o nível de glicemia. O procedimento é importante para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

SERVIÇO
Ação de conscientização sobre diabetes e pressão arterial
Sexta-feira (10), das 16h às 18h
Estação Rio Grande da Serra, Linha, 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Área de desembarque
Gratuito

Do Portal do Governo do Estado