Notícias

Polícia Militar reinaugura museu com acervo histórico
12/03/2017

 

Instalado no antigo prédio do Hospital da Força Pública, o acervo conta com mais de 12 mil peças desde coleção de uniformes até acessórios

 

A história da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com os principais feitos e lutas da corporação, pode ser vista no Museu de Polícia Militar, reinaugurado no mês de fevereiro. O acervo dispõe de documentos sobre os acontecimentos das forças militares dos demais estados do Brasil e de outros países.

Instalado no antigo prédio do Hospital da Força Pública, projetado por Ramos de Azevedo em 1896, a própria estrutura que abriga o acervo, de mais de 12 mil peças, já vale a visita. Para a reinauguração, a exposição “Choque de Cidadania”, do fotógrafo Márcio Lauria Filho, com curadoria de Mariza Tucunduva vai até o dia 24 de maio.

A mostra traz fotografias captadas durante as manifestações populares ocorridas na Avenida Paulista entre 2015 e 2016 e, segundo o artista, visam provocar o espectador propondo um contraponto sobre a participação da Polícia Militar e sua interação com a sociedade, que se manifesta com indignação, esperança, irreverência e criatividade.

O local também conta com coleções de uniformes antigos – bonés, capacetes, calçados, distintivos e acessórios – usados pelos policiais no século passado, além das armas, medalhas, mobiliário e viaturas antigas das forças de segurança de São Paulo

As visitas podem ser agendas pelo site do Museu.

SERVIÇO
Museu da Polícia Militar
Rua Jorge Miranda, 308 – Bom Retiro, próximo ao Metrô Tiradentes, São Paulo
Visitas agendadas pelo site
(11) 3311-9955
(11) 3227-3793
informacao@museupoliciamilitar.com.br

Do Portal do Governo do Estado