Notícias

IPEM-SP autua 38 padarias fiscalizadas na capital e interior
20/03/2017

 

Operação verificou 557 produtos entre os dias 15 e 16 de março, em estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte

 

Fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) percorreram padarias de pequeno, médio e grande porte da capital paulista e interior, entre os últimos dias 15 e 16 de março, para verificar irregularidades no peso de produtos pré-medidos de responsabilidade do ponto de venda, como bolos, pães, biscoitos, torradas, salgados, doces e outros produtos.

Foram inspecionadas, além da capital, as cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José do Rio Preto, São Vicente e Sorocaba.

No caso dos produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos), dos 93 estabelecimentos fiscalizados, 25 (27%) foram autuados. Ao todo, foram verificados 557 produtos, sendo que 38 deles (7%) estavam com menos peso do que o valor indicado na embalagem.

Na capital, foram 206 produtos fiscalizados, sendo quatro (2%) autuados. Ao todo, as equipes fiscalizaram 23 estabelecimentos e dois (9%) foram autuados.

Em Araçatuba, por exemplo, foram 79 produtos fiscalizados, sendo quatro (5%) autuados. No total, as equipes fiscalizaram nove estabelecimentos e dois (22%) foram autuados. Na Baixada Santista, foram fiscalizados os municípios de Santos e São Vicente.

Em Santos, foram 61 produtos fiscalizados, sem irregularidades, de um total de oito estabelecimentos fiscalizados. Na cidade de São Vicente, foram 37 produtos fiscalizados e dois (5%) autuados, de sete locais fiscalizados e dois (28%) autuados.

Já em Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Rio Claro, o número total de autuados foi bem maior. Em Campinas, foram 41 produtos fiscalizados, sendo nove (22%) autuados. As equipes fiscalizaram dez estabelecimentos e quatro (40%) foram autuados.

Em Presidente Prudente, foram 29 produtos fiscalizados, sendo quatro (14%) autuados. Ao todo as equipes fiscalizaram 11 estabelecimentos e quatro (36%) foram autuados. Em Ribeirão Preto, foram 31 produtos fiscalizados, sendo quatro (13%) autuados. Ao todo as equipes fiscalizaram oito estabelecimentos e três (37%) foram autuados.

Do Portal do Governo do Estado