Notícias

Viagem Literária chega à décima edição com o dobro de atividades
23/03/2017

 

Com o objetivo de promover a descentralização cultural, 340 atrações serão levadas aos municípios participantes do programa

 

O programa Viagem Literária leva programação cultural para bibliotecas municipais e comunitárias do interior, litoral e da Grande São Paulo. O projeto promove a descentralização da cultural, onde muitas vezes a biblioteca é o único equipamento cultural de penas cidades. Para comemorar os 10 anos serão levadas 340 atividades, o dobro de 2016, para 85 municípios paulistas.

São cinco módulos de atividades. Capacitação das bibliotecas participantes em São Paulo, eventos de contação de histórias, bate-papo com escritores de literatura adulta, conversa com autores voltados ao público infantojuvenil e, por fim, o módulo de escrita criativa. Um módulo por mês, sendo que o último se estende até dezembro.

Veja aqui a relação completa dos municípios atendidos. Em breve, serão anunciados os escritores e contadores de histórias participantes.

Escrita Criativa

O novo módulo de Escrita Criativa surge como uma das novidades deste ano. O módulo encerra uma programação que contempla múltiplas facetas da literatura. As bibliotecas participantes serão orientadas na montagem do módulo de escrita criativa com capacitação realizada por Noemi Jaffe. Ela é escritora, professora e crítica literária responsável por diversas oficinas bem sucedidas nesse segmento.

Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Entre adultos e crianças, 285 mil participantes já prestigiaram as atividades. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca.

Do Portal do Governo do Estado