Notícias

Restaurado pelo Estado, Castelinho da Rua Apa é entregue à população
06/04/2017

 

Imóvel, de importância histórica e arquitetônica para a cidade de São Paulo, abrigará atividades culturais e sociais

 

O Castelinho da Rua Apa, como é conhecido o imóvel famoso pelas crônicas dos jornais da década de 60 e que se encontrava abandonado há 50 anos, foi totalmente reformado. O governador Geraldo Alckmin entregou o restauro, financiado pelo FID – Fundo de Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, nesta quinta-feira (6).

Ao falar sobre a reforma do imóvel, Alckmin disse que tinha duas boas notícias para comunicar. “A primeira é a restauração do imóvel localizado ao lado da Avenida São João, na rua Apa. Construído em 1912, ele tem importância histórica e arquitetônica para a cidade de São Paulo e foi totalmente restaurado, com investimento de R$ 2,9 milhões, e concluído em 20 meses. A segunda, e a mais importante, é a destinação do Castelinho para o Clube de Mães, para uma organização não governamental que se dedica e trabalha com moradores de rua, refugiados e pessoas que passam necessidades”.

O imóvel foi cedido ao Clube de Mães do Brasil faz parte da primeira ocupação urbana do bairro de Santa Cecília. No local, serão desenvolvidas atividades culturais e de assistência a crianças, cidadãos em situação de rua, refugiados políticos e dependentes químicos. O programa desenvolvido pela ONG, foi elogiado pelo governador. “É um trabalho muito bonito, de um verdadeiro coração de mãe. Então, a cidade de São Paulo ganha um castelinho totalmente restaurado, que estava ameaçado de ruir, e de outro lado, o Clube de Mães vai fazer um belíssimo trabalho social de capacitação de pessoas que precisam”, afirmou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp). Lu Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado