Notícias

Cavernas e grutas compõem o patrimônio turístico do Estado
07/04/2017

 

Quedas d'água, fendas e diversas formações rochosas fazem parte do espetáculo que a natureza moldou desde tempos imemorais

 

São Paulo guarda tesouros de impressionante beleza estética. São grutas e cavernas localizadas em diversos municípios paulistas. Verdadeiras obras de arte construídas pela ação da natureza no decorrer dos séculos e que fazem parte do patrimônio turístico do Estado. Confira a seleção que fizemos para você das principais atrações.

Analândia – Gruta do Índio
A estância turística de Analândia fica a 221 km da capital e integra o Circuito Terra de Itaqueri. Para ir à Gruta do Índio é preciso seguir uma trilha em meio à mata. Destaque para as pinturas rupestres descobertas há cerca de dois anos e atribuídas a povos pré-históricos.

Altinópolis – Gruta de itambé
A cidade de Altinópolis fica a 333 km de São Paulo em direção ao Norte. O acesso à Gruta de Itambé é feito pela estrada vicinal Arlindo Vicentini, em direção à Serrana. São 10 km de estrada asfaltada e 2 km de estrada de terra. A Gruta de Itambé tem fachada de 28 m de altura e 350 m de galerias.

Apiaí – Trilha Ecológica do Ouro
Apiaí fica ao sul do Estado. É considerada a porta de entrada para o Parque Estadual do Vale do Ribeira (Petar), região com muitas cavernas e minas abandonadas de ouro. A Trilha Ecológica do Ouro foi, no passado, percorrida por escravos e aventureiros em busca de riquezas.

Cruzeiro – Gruta do Reino Encantado
O município de Cruzeiro fica a 227 km de São Paulo, na região Nordeste do Estado. Em meio a uma região repleta de formações rochosas, picos, grutas e muitas trilhas para serem exploradas, na exuberante Serra da Mantiqueira. A Gruta do Reino Encantado está a 6 km do centro da cidade, no Bairro de Água Limpa.

Cajuru – Gruta do “Nego Morais”
O município de Cajuru está localizado a 66 Km de Ribeirão Preto e a 220 km de São Paulo, em direção ao Norte do Estado. A região possui diversos rios, cachoeiras, quedas d´água e grutas exóticas. A Gruta do “Nego Morais” é muito procurada pela turma do rapel.

Cássia dos Coqueiros – Toca da Onça
A 304 km de São Paulo, rumo ao Norte do Estado, e a 78 Km de Ribeirão Preto, Cássia dos Coqueiros tem nas suas 20 cachoeiras um de seus principais atrativos, sendo que 13 delas oferecem locais para nadar. A Toca da Onça fica próxima ao Mirante das Areias, com 1.200 metros de altitude, de onde é possível observar a bacia hidrográfica do Rio Areias.

Eldorado – Caverna do Diabo
Outro município do Parque Estadual do Vale do Ribeira (Petar), no sudoeste do Estado de São Paulo. A Caverna do Diabo é um espetáculo da natureza. Com mais de 6 km de extensão e 600 metros abertos à visitação pública, é repleta de estalagmite – formações de carbonato de sódio que brotam do chão -, e estalactites – compostas do mesmo material mas que brotam do teto das cavernas, e que demoraram milhares de anos para se consolidar. A Caverna do Diabo deu origem ao Parque que leva o seu nome e que abrange vários municípios da região.

Itararé – Parque da Barreira
Na Região Oeste do Estado, há 345 km da cidade de São Paulo, Itararé é repleta de Cânions e rios. Seu nome em Tupi, significa “pedra que o rio escavou”. O Parque da Barreira forma uma sucessão de fendas, cascatas e poços de água natural, e fica próximo às margens da estrada que dá acesso à Cidade (Rodovia Francisco Alves Negrão).

Iporanga – Caverna e Cachoeira do Couto
A Caverna e Cachoeira do Couto possui uma belíssima queda d’água que sai da própria caverna e termina em uma piscina natural. Iporanga fica no Parque Estadual do Alto Ribeira, região que abriga muitas outras cavernas. A cidade está localizada na região Sudoeste do Estado, há 330 km de São Paulo.

Itaóca – Gruta dos Morcegos
Itaóca também faz parte da região do Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar), próximo do município de Apiaí, há 344 km de São Paulo, na região Sudoeste, onde se localiza o maior número de cavernas do Estado.

Pedregulho – Caverna Buraco da Odete
A recém descoberta Caverna Buraco da Odete, é uma das principais atrações do município de Pedregulho (Região Norte, 437 km de São Paulo). A caverna possui dois imensos salões cujo acesso só é possível por rapel. Aproveite para conhecer a Cachoeira do Estreito, uma queda d’água com 98 metros de altura.

Ribeirão Grande – Parque Estadual Intervales
Localizado na região sul do Estado, o Parque Estadual Intervales, abrange os municípios de Ribeirão Grande, Guapiara, Sete Barras, Eldorado e Iporanga. Criado em 1995, faz parte da antiga Fazenda Intervales. Possui várias cavernas e é uma região de rica biodiversidade.

Do Portal do Governo do Estado