Notícias

Zoológico de SP destaca comportamento dos animais nos dias frios
06/05/2017

 

Veja quais melhores horários para fazer uma visita; Fundação conta quais são os cuidados especiais no trato diário nesta época do ano

 

Não são somente as pessoas que sentem frio. Os animais também, e por isso muitos alteram o seu comportamento para se protegerem das baixas temperaturas.

O Zoo de São Paulo abriga mais de três mil animais de diversas regiões do mundo. Alguns preferem os dias mais quentes, enquanto outros se sentem bem a vontade com este frio todo, como o tigre-siberiano, animal que possui densa camada de pelos e suporta facilmente temperaturas abaixo de 10ºC.

Porém, alguns mamíferos, as aves e os répteis em geral, precisam receber uma atenção especial nesta época do ano por serem mais sensíveis a queda de temperatura, podendo inclusive desenvolver problemas respiratórios graves.

Assim, de acordo com o Zoo, há uma ligeira alteração na rotina desses animais, como por exemplo, as girafas e alguns primatas, que somente poderão ser vistos pelos visitantes do parque um pouquinho mais tarde, por volta das 10h, horário em que a temperatura aumenta, gerando um maior conforto térmico para eles.

Para aguentar o frio, alguns animais recebem uma camada extra de feno em seus abrigos que serve para aquecer o ambiente, uma tática que tem sido aplicada há muito tempo pelo Zoo, além dos tradicionais cobertores e aquecedores de ar, que mantêm uma temperatura agradável e estável no local e espanta o friozinho, principalmente à noite.

Os jacarés costumam ficar bem escondidinhos, quase não se movimentam no recinto, comportamento natural para poupar energia e mais observado nesta época do ano. Já no grupo das aves, os viveiros mais expostos recebem cortinas de plástico para isolar um pouco o vento.

A alimentação de algumas espécies também muda, com o fornecimento de uma quantidade maior de alimento e de itens mais calóricos. Estes são alguns dos cuidados do Zoo de São Paulo no trato diário com os animais nesta época do ano!

Dica para quem quer visitar o Zoo nos dias mais frios
Planeje seu passeio para os períodos mais quentes da manhã e da tarde, pois, assim como nós, os animais irão procurar se expor ao sol para se aquecer e será mais fácil visualizá-los nestes momentos.

As informações são do Zoo de São Paulo.

SERVIÇO
Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4241, Água Funda – São Paulo
(11) 5073-0811
www.zoologico.com.br

Do Portal do Governo do Estado