Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe entra na quarta etapa
08/05/2017

 

Público-alvo são professores e todos os outros grupos anteriores; Estado pretende imunizar cerca de 10 milhões de paulistas

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (8) a quarta etapa da vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, para professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores. A campanha de 2017 está ocorrendo em fases para cada público-alvo, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina.

A meta é imunizar 10 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas dos grupos atendidos. As doses estarão disponíveis normalmente nos postos de saúde, desde que respeitada a data para o público-alvo. Mas nada impede que o cidadão de um grupo com período de atendimento iniciado participe da iniciativa nas semanas seguintes.

A população conta com mais de quatro mil locais, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Dia D contra a gripe

Neste ano, o “Dia D” da campanha contra a gripe está marcado para este sábado (13). O encerramento da campanha está previsto para o dia 26 de maio, em todo o território paulista.

“A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “A vacina não tem nenhuma capacidade de provocar gripe, já que é composta apenas por partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, acrescenta.

Além de imunizar contra a gripe A H1N1, que se espalhou pelo mundo em 2009, as doses defenderão os paulistas contra os vírus do inverno de 2017, denominados A/Hong Kong e B/Brisbane.

cronograma da campanha de vacinação contra gripe 2017

Etapa 1 – a partir de 10 de abril: trabalhadores de saúde dos hospitais
Etapa 2 – a partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e idosos com 60 anos ou mais de idade
Etapa 3 – a partir de 24 de abril: indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, crianças com pelo menos seis meses e menores de cinco anos
Etapa 4 – a partir de 2 de maio: pacientes com doenças crônicas e comorbidades
Etapa 5 – a partir de 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores
Dia 13 de maio – “Dia D”

Do Portal do Governo do Estado