Notícias

Aprenda a aproveitar os alimentos com sabor e saúde
01/06/2017

 

Livro gratuito elaborado pela Codeagro traz dicas e receitas que ensinam a evitar o desperdício de comida e economizar dinheiro

 

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo. Em meio à Semana do Meio Ambiente, ações simples que podem ser realizadas em casa, como o bom aproveitamento dos alimentos, podem contribuir para a melhoria deste cenário.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), desde a colheita até a mesa do consumidor são perdidas até 30% das frutas e hortaliças consumidas no Brasil. Em contrapartida, mais de 3 milhões de brasileiros ainda passam fome.

Para ajudar a equilibrar a situação, o livro “Diga Não ao Desperdício & Panc’s”, desenvolvido pela Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócios), da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado, oferece medidas simples que podem ser adotadas para que menos alimentos sejam desperdiçados e, assim, diminuir o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar.

Baixe aqui, gratuitamente, o livro Diga Não ao Desperdício & Panc’s.

Gratuito, o livro dá dicas para o aproveitamento integral dos alimentos, o que ajuda a reduzir o gasto com alimentação e amplia a variação e a qualidade nutricional do cardápio. Entre os destaques do livro estão a utilização das Panc’s, plantas alimentícias não convencionais, e receitas saborosas e saudáveis de pratos principais, doces e sucos.

Confira abaixo uma das receitas disponíveis no livro:

Couve-flor gratinada com talos e folhas
Tempo de preparo: 2h; Rendimento: 12 porções de 70 g; Valor calórico da porção: 41 Kcal

Ingredientes

1/2 cebola pequena (50 g)
• 1 dente de alho médio (4 g)
• 1 pé pequeno de couve- flor (400 g)
• 2 xícaras (chá) de folhas de couve-flor lavadas e picadas (200 g)
• 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
• 1 colher (chá) de sal (6 g)
• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (20 g)
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
• 1 xícara (chá) de leite desnatado (240 ml)
• 1 xícara (chá) de água (240 ml)
Modo de Preparo
Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Desgalhe e lave os buquês da couve-flor e cozinhe-os no vapor. Pique bem as folhas. Em uma panela média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Refogue as folhas e adicione o sal. Tampe a panela para abafar. Em um recipiente, misture a metade do queijo ralado, a farinha de trigo, o leite e a água, junte ao refogado e mexa até engrossar. Coloque a couve-flor cozida em um refratário. Cubra com o creme e salpique o restante do queijo ralado. Leve ao forno preaquecido, para gratinar, por 30 minutos.

Do Portal do Governo do Estado