Notícias

Estado de SP solicita 31 milhões de doses extras da vacina contra a gripe
06/06/2017

 

Campanha de vacinação será ampliada para toda a população; Doses protegem contra os vírus H1N1, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane

 

Para ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população, diante da recomendação do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo solicitou o envio de 31 milhões de doses extras da vacina contra a gripe.

Até o momento, 9,4 milhões de doses foram aplicadas no Estado, em pessoas incluídas nos grupos prioritários e específicos. SP ainda dispõe de 3,6 milhões de doses, destinadas prioritariamente aos grupos vigentes.

Vale lembrar que o Estado possui mais de 44 milhões de habitantes. A pasta espera que o Ministério envie a quantidade necessária para estender a imunização a todos.

Poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada.

Vacina

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

Do Portal do Governo do Estado

 

 

Casa Civil
|
Portal da Transparência
|
Biblioteca Virtual
Receba notícias por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da Biblioteca periodicamente no seu e-mail.

Digite o seu e-mail