Notícias

Hospital do Servidor inaugura maior centro do país dedicado ao idoso
09/06/2017

 

Centro Integralidade conta com 5,5 mil m² exclusivos para prevenção e promoção da saúde; Alckmin participou da abertura oficial

 

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira (9) o Centro Integralidade do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). O espaço tem 5,5 mil m² exclusivos para prevenção e promoção da saúde do idoso.

“Nós tivemos o investimento de R$ 189 milhões no Hospital do Servidor, que é o hospital amigo do idoso. Inauguramos o Centro Integralidade, voltado à melhor idade”, disse Alckmin.

Para celebrar a atenção ao idoso, o governador lembrou a presença da população em meio aos servidores e aposentados do Estado de São Paulo. “Nós temos 1,2 milhão de funcionários públicos na ativa e aposentados, dos quais 30% acima dos 60 anos de idade. O hospital é uma referência hoje para o atendimento ao idoso”, completou.

A excelência no atendimento à melhor idade, população que representa 60% dos pacientes internados, fez o HSPE conquistar em 2015 o Selo Inicial “Hospital Amigo do Idoso”, do Governo do Estado de São Paulo.

Além do investimento do governo, o espaço possui o que há de mais moderno para reabilitação ortopédica e recebeu investimento de R$ 3 milhões da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) para a compra de mobília e equipamentos.

Estúdio de pilates, piscina para hidroterapia e serviço de reabilitação virtual são destaques na infraestrutura do local. Os equipamentos inaugurados fazem com que o prédio seja um dos maiores centros dedicados ao envelhecimento ativo do Brasil.

O local comporta ainda atividades dedicadas ao idoso em especialidades como Fisioterapia, Terapia Ocupacional Física e Neurológica, Medicina do Esporte e o Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

Modernização do HSPE

O Centro Integralidade faz parte do projeto de modernização do Hospital do Servidor. Desde 2013, o Governo do Estado de São Paulo investiu 189 milhões de reais em reformas no hospital, que é mantido pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Em 2014, foram entregues o novo pronto-socorro e o Centro de Quimioterapia. No ano seguinte, foi a vez de colocar em operação o Centro de Diagnóstico por Imagem. Já o Prédio de Utilidades, inaugurado em 2016, abriga a infraestrutura com água, luz, geradores, gases etc.

O Bloco C, com nova torre de elevadores, entrou em operação em maio deste ano. Este prédio possui 15 andares para internação, 318 leitos, sendo 76 de UTI e Semi-intensiva, e um centro cirúrgico com dez salas.

A unidade de Psiquiatria, no 2º andar, também foi inaugurada no último mês de maio, com 22 leitos, além de uma UTI própria, com 20 leitos, no 8º andar.

Do Portal do Governo do Estado