Notícias

Estado conta com as duas melhores universidades da América Latina
20/07/2017

 

Ranking elaborado por conceituada revista britânica colocou a Unicamp no topo da lista e USP em segundo; Unesp está em 12º

 

O Estado de São Paulo conta com as duas melhores universidades da América Latina: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), primeira colocada, seguida pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o ranking de 2017 da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira (20), a Unicamp assumiu a liderança. Na segunda edição da lista, a universidade de Campinas trocou de posição om a USP, que foi a primeira colocada no ano passado.

Em entrevista para a revista THE, o reitor da Universidade Estadual de Campinas, Marcelo Knobel, disse que o resultado reflete “melhorias a longo prazo que a instituição fez em sua estratégia de pesquisa e esforços de transferência de conhecimento”.

A citação em trabalhos internacionais e a colaboração com empresas foram os diferenciais da Unicamp na atualização do ranking, segundo Phil Baty, editor do estudo da THE. Baty elogiou a tradição e o ambiente proporcionado pela USP, antes de concluir: “Elas representam tanto a diversidade quanto a excelência do setor de ensino superior no Brasil.

O estudo para elaborar o ranking avalia 13 indicadores de desempenho em cinco áreas. São elas, pela ordem de influência no resultado final: Ensino (o ambiente de aprendizado); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência nas pesquisas); Visão internacional (pessoal, alunos e pesquisa); e Renda industrial (transferência de conhecimento).

O Brasil foi o país com mais instituições indicadas: 32 entre 81 universidades, sendo que 18 entre as Top 50. O segundo colocado foi o Chile, com 15 indicações entre as 50 melhores e 17 no total. Outros seis país tiveram instituições indicadas: México, Colômbia, Argentina, Equador, Venezuela e Costa Rica.

Entre as brasileiras, o Estado de São Paulo ainda teve a Universidade Estadual Paulista, a Unesp, na 12ª colocação. As três instituições administradas pelo Governo do Estado de São Paulo estão com calendários definidos para quem deseja ingressar em seus cursos superiores em 2018. Confira aqui.

Do Portal do Governo do Estado