Audiência pública de licenciamento do Ferroanel será nesta terça (25)
25/07/2017

Arujá sedia primeira audiência do Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, que ligará estações de Perus e Manoel Feio

Será realizada nesta terça-feira (25), em Arujá, a primeira audiência pública do Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, o “Ferroanel”, que interligará as estações de Perus, em São Paulo, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba.

As projeções indicam que o Ferroanel Norte vai resultar na retirada, no médio prazo, de 2,8 mil caminhões/dia das estradas. E ainda existe possibilidade de esse número superar 7,3 mil caminhões/dia ao longo do tempo.

A implantação ainda possibilitará que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sejam desviados, eliminando o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos da metrópole.

O novo ramal, cuja extensão inclui 4,74 quilômetros no município de Arujá, permitirá a movimentação de cargas do interior do Estado para o Porto de Santos, bem como a passagem de comboios entre o interior e o Vale do Paraíba.

A transposição da Região Metropolitana de São Paulo em uma via dedicada terá a função de transferir cargas, hoje rodoviárias, para o modo ferroviário.

Antes das audiências, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Trecho Norte do anel ferroviário foi entregue em junho ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

O EIA e o Rima servirão como base para as análises de viabilidade ambiental do empreendimento e sua discussão com a população.

O Estudo foi preparado pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, com recursos repassados pela EPL, empresa pública federal. Os documentos já estão disponíveis para consulta no website da DERSA, da Cetesb e da EPL.

Para seguir as consultas sobre o Ferroanel, os quatro municípios beneficiados com a obra sediarão audiências públicas. Depois de Arujá será a vez, pela ordem, de Itaquaquecetuba, São Paulo e Guarulhos receberem audiência. Os quatro municípios fazem parte do traçado do Ferroanel Norte, ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão.

Calendário das Audiências Públicas do Ferroanel

Arujá – 25 de julho, às 17h
União Arujaense Futebol Clube, Rua Júlio Antonio dos Santos, 100, Bairro Barbosa

Itaquaquecetuba – 27 de julho, às 17h