Notícias

Campanha contra pólio será iniciada neste sábado
14/06/2012

 

Vacinação combate a paralisia infantil

 

DE BRASÍLIA

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai ter início neste sábado, Dia Nacional de Mobilização, e vai se estender até 6 de julho.


A meta é imunizar mais de 14 milhões de crianças nos 115 mil postos de vacinação.


As duas gotinhas, dadas como dose de reforço, serão administradas a crianças menores de cinco anos.


Se a criança tiver febre alta ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da imunização, orienta o Ministério da Saúde.


A partir de agosto, a vacinação contra a pólio terá alterações, com a combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina -por ter o vírus inativo em sua composição, essa nova vacina é tida como ainda mais segura. O novo modelo foi anunciado no início do ano.


NOVO MODELO 


Pelo novo esquema vacinal, aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e quinze meses e no reforço anual, feito no primeiro semestre de cada ano, ela receberá as duas gotinhas.


O ministério reforça que, apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes. "Enquanto não houver eliminação global da doença, temos que ter uma estratégia especial, tanto vigilância epidemiológica boa quanto a manutenção da vacinação", afirma Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde.


Fonte: Folha de S.Paulo/Cotidiano