Notícias

Escolas Estaduais recebem novas matrículas o ano inteiro
31/07/2017

 

Basta comparecer à unidade de ensino mais próxima de sua residência com os documentos exigidos para solicitar uma vaga

 

Quem está fora da rede de ensino estadual paulista, mas deseja fazer parte dos 3,7 milhões de estudantes agora pode. Basta se matricular em qualquer dia do ano letivo e em qualquer uma das escolas. O cadastro é presencial e pode ser feito na escola mais próxima de casa ou local de trabalho. É preciso apresentar documento de identidade original (Certidão de Nascimento ou RG) e comprovante de residência.

O pai, a mãe ou o responsável deve procurar qualquer escola pública e solicitar a inscrição. O aluno, então, será encaminhado para uma das escolas mais perto de sua residência, onde houver vaga.

Para os adultos, o Estado tem a Educação para Jovens e Adultos (EJA). É uma das opções para quem está atrasado com os estudos e pretende regularizar a situação, para dar sequência na formação. Com duração de quatro semestres dividido em termos, a EJA é aberto a estudantes com idade mínima de 15 anos. Já o Médio é voltado a candidatos acima de 18 anos e sua conclusão se dá em três semestres. Além da atenção ao currículo oficial, o projeto propõe aulas que dialogam com a vida profissional e o cotidiano dos alunos.

Outra opção para quem quer conquistar o diploma ainda em 2017 são os CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, com presença flexível). Nas 31 unidades em funcionamento nas diferentes regiões, o participante recebe os roteiros de estudos e deve comparecer à escola quantas vezes forem necessárias para obter orientações. Nas aulas presenciais o aluno tira as dúvidas com os professores, frequenta oficinas e realiza as avaliações parciais e finais.

Do Portal do Governo do Estado