Notícias

Operação Fumaça Preta fiscaliza 35 mil veículos e multa 605 no Estado
02/08/2017

 

Ação foi realizada em 23 pontos de São Paulo e busca melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades; valor da multa é R$ 1,5 mil

 

A Secretaria do Meio Ambiente e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multaram 605 veículos. A Operação Fumaça Preta foi deflagrada na segunda-feira e fiscalizou 35 mil veículos a diesel no Estado.

A ação é uma atividade de rotina da Cetesb, desenvolvida durante o ano todo. Contudo, durante os meses mais frios ela é intensificada, devido às condições climáticas que são desfavoráveis à dispersão de poluentes atmosféricos.

A ação foi realizada em 23 pontos espalhados pelo Estado e fiscalizou mais de 35 mil caminhões. A operação se torna importante para desenvolver uma política permanente de fiscalização, e fundamental para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades do Estado.

O ponto onde houve a maior aplicação de multas foi na blitz montada na Rodovia Anchieta, com 62 autuações. Neste trecho, a Cetesb fiscalizou mais de 2,1 mil veículos a diesel.

O valor da multa é de R$ 1,5 mil. Toda ação contou com a participação de 70 técnicos da Cetesb e com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA.

Para melhorar a qualidade do ar, a Operação Fumaça Preta também aponta à necessidade de uma mudança da matriz energética. E também reforça a fiscalização sobre os maiores responsáveis pela poluição do ar nas estradas.

Do Portal do Governo do Estado