Calçada da av. São João terá piso de mosaico trocado por concreto
15/06/2012

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

As largas calçadas da avenida São João, perto da galeria do Rock (centro de São Paulo), vão perder o tradicional revestimento em mosaico português vermelho e branco.

É que a prefeitura pretende instalar lá um passeio de concreto, como o que foi feito na avenida Paulista.

A obra reformará o trecho que fica entre a rua Conselheiro Crispiniano e a avenida Ipiranga, exceto as do largo do Paissandu, que têm o mesmo tipo de calçamento.

O custo da reforma foi estimado em R$ 400 mil.

A prefeitura não deu prazos. O projeto ainda precisa passar pelo conselho do patrimônio histórico municipal.

Para a urbanista Lucila Lacreta, da ONG Defenda São Paulo, a qualidade paisagística do mosaico português é superior à do concreto.

"A prefeitura está nivelando o espaço público por baixo. Pela importância, o local merecia um projeto melhor."

Segundo a urbanista, seria possível reformar as calçadas mantendo a mesma técnica.

Além do Teatro Municipal, a área que terá o passeio reformado abriga marcos como a Galeria Olido, o restaurante Ponto Chic, de 1922, e, ainda neste ano, abrigará o complexo cultural Praça das Artes, aposta municipal para a recuperar a região.

Segundo a prefeitura, a nova calçada vai melhorar a circulação de pedestres, especialmente os com mobilidade reduzida. Para o presidente-executivo da União Nacional dos Deficientes Físicos, José Nilo, o revestimento não tem grande interferência na mobilidade de deficientes.

A prefeitura diz ainda que a manutenção de pisos em pedra portuguesa é mais cara, e que ela "não suporta o peso de caminhões de valores que circulam na região".

Fonte: Folha de S.Paulo/Cotidiano