Notícias

Abertura de túnel em serra marca nova etapa da duplicação da Tamoios
28/08/2017

 

Alckmin acompanha a detonação no primeiro de uma longa série de túneis do trajeto entre Paraibuna e Caraguatatuba, de 21,6 quilômetros

 

A concessionária responsável pela Rodovia dos Tamoios (SP-099) iniciou uma nova etapa nos trabalhos de duplicação da pista no trecho de Serra, sentido Litoral Norte, com a primeira detonação de grande porte para abertura de túnel de 2,8 quilômetros de extensão.

Serão investidos R$ 2,8 bilhões nas obras realizadas entre os municípios de Paraibuna e Caraguatatuba, de 21,6 quilômetros de pistas, nesta que é a principal intervenção prevista no contrato de concessão. Do total do trajeto, 12,6 quilômetros são compostos por túneis, inclusive aquele que é considerado o maior do país, com 5,5 quilômetros de extensão.

O governador Geraldo Alckmin esteve no local nesta segunda-feira (28) para uma vistoria técnica às obras. Após acompanhar a detonação, ele falou sobre a importância do empreendimento.

“A Nova Tamoios será a rodovia mais moderna do país e terá o primeiro e segundo túneis mais extensos do Brasil. Já duplicamos a Tamoios de São José dos Campos até o alto da Serra. São 2,5 mil trabalhadores nas obras da Nova Tamoios”, disse Alckmin.

A duplicação da Tamoios no trecho de serra tem 21,43% das obras concluídas. Além dos túneis, será construída uma ponte e aproximadamente 2,3 quilômetros de viadutos. Este ano serão entregue os primeiros quatro quilômetros do percurso, entre o Km 60,4 e Km 64,4.

A Artesp, agência paulista de transporte que fiscaliza os contratos de concessão, calcula que 70% do tempo das obras serão ocupados na construção dos túneis. A conclusão total da obras está prevista para 2020.

Do Portal do Governo do Estado