Notícias

Abertas inscrições para curso de inseminação artificial em bovinos
28/08/2017

 

Atividade disponível na Etec de Rio das Pedras tem como objetivo capacitar estudantes de agropecuária e trabalhadores da área rural

 

Vão até o dia 1º de setembro as inscrições para o curso de Inseminação Artificial em Bovinos da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. José Coury, de Rio das Pedras, localizada na região de Campinas.

“Temos cadastrados contatos de alunos de Veterinária e produtores interessados no curso de diversas cidades, como Americana, Indaiatuba, Jaú, Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, por exemplo”, afirma o coordenador do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Henrique Barbosa.

As aulas ocorrem entre 13 e 15 de setembro, período em que os alunos têm acesso a aspectos teóricos da atividade, como conceitos de inseminação, anatomia do aparelho reprodutivo de fêmeas, identificação de cio, manejo de botijão e controle zootécnico.

Mas é a possibilidade de praticar o procedimento em animais vivos que tem atraído estudantes e profissionais da região. Desde 2015, foram capacitadas 67 pessoas, sendo 30 alunos da Etec e 37 produtores rurais.

A capacitação é voltada a estudantes do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio da unidade, produtores e trabalhadores rurais. A inscrição deve ser feita na secretaria da unidade, pelo telefone (19) 3493-2244 ou pelo e-mail ricardo.lima74@etec.sp.gov.br.

Parceria

O curso de Inseminação Artificial em Bovinos é realizado em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) do Estado de São Paulo. O frigorífico Frigoterra é responsável pelo fornecimento gratuito das peças do aparelho reprodutivo para treinamento prático antes da inseminação em animais vivos.

SERVIÇO
Curso de Inseminação Artificial em Bovino
Secretaria da Etec Dr. José Coury
Avenida Pref. Nicolau Marino, 2.680 – Nosso Teto, Rio das Pedras
Até 1º de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h

Do Portal do Governo do Estado