Notícias

Etecs terão robôs customizados para aulas práticas
31/08/2017

 

Alunos de automação industrial e de mecatrônica serão beneficiados; 50 professores foram capacitados para utilizar os novos equipamentos

 

Alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial e de Mecatrônica das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vão passar a contar com 25 células robóticas customizadas para serem utilizadas nas aulas práticas. A previsão é de que os novos equipamentos comecem a ser utilizados no primeiro semestre de 2018.

Os equipamentos didáticos constituídos de robôs industriais e outros componentes como sensores, atuadores e dispositivos de segurança vão possibilitar o treinamento de alunos em aplicações reais de robótica na indústria, independentemente do segmento.

“Os alunos aprenderão a programar robôs industriais, realizar manutenções em equipamentos semelhantes e desenvolver projetos de automação compatíveis com essa tecnologia”, contou coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS , Wanda Jucha.

Ao todo, 50 professores de 25 Etecs foram capacitados para utilizar as células para fins didáticos, por profissionais da Festo, empresa fabricante do equipamento. “É importante dar aos alunos a visão de como a automação pode ser utilizada e seus benefícios aos processos industriais, para que possam levar novas ideias ao mercado”, conclui Wanda.

Do Portal do Governo do Estado