Notícias

Programa incentiva alunos da rede estadual a estudar na USP
07/09/2017

 

 

O novo programa Vem pra USP!, parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (SEE) e a Universidade de São Paulo (USP), promete mobilizar mais de 1,5 milhão de alunos do ensino  médio das mais de 5 mil escolas estaduais distribuídas em 645 municípios paulistas. A iniciativa, inovadora do ponto de vista da abrangência, tem por finalidade incentivar o acesso dos estudantes aos cursos de graduação da USP. Outra meta é promover a aproximação entre os professores da rede e a universidade, de forma a contribuir para o avanço e a formação dos jovens cidadãos.


Vem pra USP! prevê ações como a competição de conhecimento, uma espécie de treino para a Fuvest


Uma das ações do programa é a Competição USP de Conhecimentos cujas inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 18. Elaborado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o concurso ocorrerá na mesma época e nos mesmos moldes do maior vestibular do Brasil, o que significa uma chance extra para o aluno se familiarizar com o exame de seleção para estudar na USP e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP). Caberá à Fuvest também a correção das provas e a divulgação dos resultados.


Integração - O programa, de acordo com o pró-reitor de graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, busca oferecer uma visão institucional de integração entre a USP e a sociedade, sob o ponto de vista da educação, envolvendo todas as escolas do Estado. “Muitos desses alunos nem sequer sabem o que é Fuvest, e é isso o que se pretende quebrar com o programa, porque, para que eles possam vir a estudar na USP, precisam conhecer a universidade; e cabe a nós ensiná-los o caminho, e ensinar a todos”, ressalta.


A primeira fase da competição consistirá em prova on-line, em que os alunos terão de responder a 18 questões de múltipla escolha depois de assistirem a vídeos curtos de 10 a 15 segundos. Os 300 mil alunos (ou até 30% do total de inscritos) com melhor desempenho nessa etapa passarão à segunda fase, dessa vez presencial, a ser aplicada nas escolas participantes do programa Escola da Família.


Amplitude - Para Hernandes, um dos pontos altos da Competição USP de Conhecimentos são as cinco questões relacionadas a atualidades, que devem estimular os participantes a se manterem informados sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo. “Precisamos de jovens animados, proativos e que queiram tornar o mundo diferente, porque no futuro precisaremos de um novo tipo de profissionais. Por isso é tão importante trazê-los para o ambiente universitário, se possível para a USP”, salienta o pró-reitor. A segunda fase da competição inclui ainda 15 questões de matemática, 15 de português e 10 de ciências – todas de múltipla escolha.


Com o intuito de auxiliar os candidatos a se prepararem para a competição, a USP oferece, por meio de seu sistema e-Aulas (serviço web de conteúdos educacionais em mídia digital produzidos pela universidade) mais de 60 videoaulas curtas, elaboradas por professores do cursinho popular da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Além de preparar os candidatos para a competição, o conteúdo, disponível em https://goo.gl/pBtoxX, serve como reforço para as aulas na escola.


Premiação - Os estudantes com as melhores avaliações por série e em cada escola receberão certificados especiais da USP, livros publicados pela Edusp e ainda participarão de visitas monitoradas aos laboratórios de pesquisa da universidade. Os alunos do 3º ano terão também inscrição automática na Fuvest 2018, com isenção integral da taxa. Além disso, as três Diretorias de Ensino (DE) com o maior número de alunos aprovados na primeira fase receberão um prêmio principal (a ser definido pela organização) e cinco tablets cada uma, para que sejam utilizados em ações dentro da própria DE.


Para o pró-reitor de graduação da USP, a ideia é que o programa Vem pra USP! torne-se um ponto de referência dentro das escolas para outras ações, envolvendo a comunidade e as famílias, dirigidas à valorização do ensino superior e à formação dos jovens.


Inscrições - Os interessados em participar do Vem pra USP! devem se inscrever no site (http://vemprausp.org.br). Para o cadastro, o candidato deverá preencher o formulário e informar o número do CPF e do RG. A primeira fase está prevista para acontecer entre os dias 25 e 29 de setembro. O candidato deverá acessar o mesmo site da inscrição para fazer o exame on-line.


Os nomes dos convocados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados no dia 6 de outubro. A prova presencial será aplicada no dia 22 de outubro, das 13 às 16 horas. A lista dos estudantes mais bem-classificados será divulgada no site em data a ser definida. O conteúdo das provas estará de acordo com o currículo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela SEE, para os anos iniciais e anos finais do ensino médio. Esse material está disponível no site da secretaria (https://goo.gl/1idn4M).


Roseane Barreiros


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial