Notícias

CPTM terá trem especial para circular na linha do aeroporto
12/09/2017

 


Oito trens com bagageiros e equipados com tecnologia de ponta atenderão a Linha 13-Jade (ligação entre Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Estação Engenheiro Goulart), da Companhia Pau lista de Trens Metropolitanos (CPTM). O contrato para fabricação das composições foi assinado na semana passada. O tempo de viagem está estimado em 15 minutos, com intervalos de 8 minutos, para percorrer os 12,2 quilômetros de extensão da via que vai operar a partir de março do ano que vem.


Vencedor da licitação internacional com proposta de R$ 316 milhões, o consórcio Temoinsa-Sifang fabricará trens com tecnologias como sinalização de bordo (CBTC, ATC e ATO), equipados com ar-condicionado, iluminação interna de leds e sinalização de abertura e fechamento de portas. Sistemas de detecção e extinção de incêndio, monitoramento (com câmeras no interior e parte externa frontal), monitores multimídia e mapa de linha eletrônico completam a nova série.


A frota está sendo adquirida com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Executivo paulista. Além da inauguração de três estações da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo (Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin) ontem, dia 6, mais seis estações devem ficar prontas neste ano. Assim, a Linha 5-Lilás ligará o Capão Redondo à Santa Cruz e à Chácara Klabin, com interligação com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô.


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


Portal do Governo do Estado


DOE - Seção I - p. IV