Notícias

Governador assina decreto para criar parque ecológico em SP
20/06/2012

 

Parque, no município de Capão Bonito, terá 22 mil hectares de matas nativas

 

Ter, 19/06/12 - 18h40



O governador Geraldo Alckmin assinou nessa terça, 19, durante a Rio+20, um decreto para a criação do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (PENAP), no município de Capão Bonito, região sudoeste do Estado. "Esse parque, com mais de 22 mil hectares, é uma grande conquista para o meio ambiente", disse.

A proposta visa proteger as mil nascentes que compõem as cabeceiras do Rio Paranapanema, um dos principais rios do Estado em termos de abastecimento de água e geração de energia. Outro objetivo é aumentar a proteção a espécies ameaçadas de extinção, como o cachorro do mato vinagre, a onça-pintada, o mono-carvoeiro, o bagre-cego e o veado bororo - a espécie de cervídeo mais ameaçada do Brasil.


Além da preservação da vegetação nativa e das nascentes do rio, a criação do Parque Estadual desenvolverá o turismo ecológico e cultural na região, valorizando as comunidades locais e gerando alternativas sustentáveis de emprego e renda. Com a implantação do Parque, aumenta o repasse de recursos de ICMS Ecológico para os municípios envolvidos, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico.

O governador ainda comparou o Estado de São Paulo da época da Eco 92, conferência internacional sobre meio ambiente que também aconteceu no Rio de Janeiro, com o cenário atual. "A cobertura vegetal, há 20 anos, era de 13,5%, e hoje nós temos 17,5% de cobertura vegetal. Nossa meta para 2020 é de 20% de cobertura vegetal. 2,5% a mais significam 400 milhões de árvores que vamos plantar no Estado de São Paulo."



Do Portal do Governo do Estado