Notícias

Iniciativa do FUSSESP quer fortalecer autoestima de pacientes com câncer
16/10/2017

 

Projeto cria cursos de Prótese Capilar e Megahair para produção e doação de perucas ao Instituto do Câncer do Estado

 

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) lançou nesta segunda-feira (16) o projeto Solidariedade em Fios, uma parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) para produção de próteses capilares que serão doadas para pacientes em tratamento contra o câncer.


A ideia surgiu dos contatos de Lu Alckmin com participantes da Escola de Qualificação Profissional do fundo. “Eu sempre encontrava com alguma aluna que estava se recuperando e comentava que a perda do cabelo era algo que mexia com a autoestima”, disse a presidente do FUSSESP.


Desses relatos surgiu a ideia de aproveitar a experiência dos cursos de Beleza para criação de cursos de Prótese Capilar e Megahair através dos quais os alunos poderão contribuir com a campanha e doar próteses aos pacientes em tratamento pelo Icesp.


O governador Geraldo Alckmin também participou da cerimônia de lançamento do projeto. “Destaco o efeito que a iniciativa tem na saúde das pacientes”, disse Alckmin. “Não apenas o bem-estar físico, mas também psíquico e social. Este é o conceito mais avançado que nós temos: o tratamento mais humanizado e a promoção da autoestima para melhorar a saúde”, destacou o governador.


Inscrições já podem ser feitas
As inscrições para a primeira turma do curso podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de outubro, na sede do Fussesp, localizada no Parque da Água Branca, Zona Oeste de São Paulo.


Inicialmente, estão disponíveis 10 vagas. Para participar é preciso ter a partir de 16 anos de idade, formação de cabeleiro e noções de costura.


Como parte do curso que terá 64 horas de duração, o aluno aprende técnicas de visagismo, estudo de personalidade e desejo do paciente aplicadas em entrevista para a produção da prótese mais adequada.


O projeto também incentiva as pessoas a doarem mechas de cabelo para a confecção das próteses capilares.


Os doadores devem se dirigir à sede da Escola de Beleza do FUSSESP, no Parque da Água Branca, em São Paulo (Rua Ministro Rocha Godói, 180. Perdizes) para fazer a doação e ganhar um corte de cabelo gratuito. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.


O curso será realizado no período de 6 a  16 de novembro. Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem ligar para o Fussesp, nos seguintes números de telefone: (11) 2588-5783 ou 2765-4957.


O FUSSESP já recebeu da Receita Federal uma doação de 50 quilos de cabelos, mas a presidente do Fundo espera receber mais contribuições.


“Temos essa doação, mas nossas mexas são limitadas. Por isso gostaria de pedir para as pessoas que puderem doar para procurar o fundo social, ou até mesmo ir na Escola de Beleza e fazer o corte lá”, comentou Lu Alckmin.


Do Portal do Governo