Notícias

Secretaria da Cultura lança Programa Filma São Paulo
17/10/2017

 

 A Secretaria de Cultura do Estado lançou o Filma São Paulo, programa que inclui novidades em toda a cadeia de produção do audiovisual – do desenvolvimento à distribuição das obras. A Resolução nº 50, de 29 de setembro de 2017, formaliza o Programa de Fomento ao Cinema Paulista e regulamenta o aporte de incentivo fiscal das empresas estatais na produção e finalização de projetos cinematográficos de longa-metragem. A norma é válida também  para outras empresas, públicas ou privadas, que queiram aportar recursos incentivados pelo programa. O incentivo fiscal via estatais já existia desde 2003. No entanto, a assinatura da resolução formaliza e garante verba para os próximos anos. 

O Programa de Fomento ao Cinema Paulista apoiou filmes como a animação O menino e o mundo, de Alê Abreu, indicado à categoria Melhor Animação no Oscar 2016, e Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, filme premiado no Festival de Sundance e que representou o Brasil na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2016, entre outros.


Foi criada, também, a Film Commis sion que visa a pôr as cidades paulistas como vitrine para produções internacionais. Os municípios interessados deverão se inscrever no chamamento público e criar formas de incentivos para a produção audiovisual, que podem ser desde alimentação, hospedagem e transporte até recursos financeiros.


Os auditórios do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), Memorial da América Latina, Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos receberão o Circuito de Cinema Paulista, programação de filmes com ingressos gratuitos ou a preços populares. A Secretaria da Cultura do Estado passa a integrar o circuito Spcine, rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo.


Maria Lúcia Zanelli


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura


DOE - Seção I, p. III