Notícias

Poupatempo comemora 20 anos com mais de 565 milhões de atendimentos
18/10/2017

 

Iniciativa do Governo do Estado de SP para simplificar a vida dos cidadãos tem 99% de aprovação pelos usuários

 

O maior programa de desburocratização da história do Brasil, criado em 1997 pelo ex-governador de São Paulo Mario Covas, celebra duas décadas de existência nesta sexta-feira (20). Desde a abertura da primeira unidade, na Sé, o Poupatempo já prestou mais de 565 milhões de atendimentos. Hoje, o programa tem 71 unidades fixas no Estado de São Paulo e uma unidade móvel que atende comunidades da periferia da Região Metropolitana da capital paulista.


O conceito da iniciativa é o de atender a todos os cidadãos, sem distinção, em um mesmo espaço, com eficiência e cortesia. Com 13,3 mil colaboradores, o Poupatempo presta em média 185 mil atendimentos por dia – ou 4,4 milhões por mês.


Durante o período, os postos do programa emitiram 52,4 milhões de Carteiras de Identidade, 27,5 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação, 16 milhões de Atestados de Antecedentes Criminais e 12,9 milhões de Carteiras de Trabalho. Em duas décadas de existência, o padrão Poupatempo de atendimento mantém aprovação recorde, com 99% de ótimo e bom nas pesquisas com usuários.


Prêmios
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o “Melhor Serviço Público de São Paulo” pelo Instituto Datafolha. O programa é gerido pela Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, que, no ano passado, foi eleita a melhor empresa da indústria digital no ranking “Melhores & Maiores”, da revista Exame.


Para comemorar o aniversário de 20 anos, o Poupatempo montou uma exposição de fotos que destacam a evolução na forma de atendimento. Intitulada “Poupatempo 20 anos – Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão”, a exposição já está no corredor principal da unidade da Sé e será exibida também em todos os postos da capital, além de grande parte das unidades do interior e litoral.


A Prodesp também promove visitas dos colaboradores do Poupatempo ao Data Center, em Taboão da Serra. A quinta turma de 50 colaboradores visitará a central de dados em 20 de outubro.


Seminário
Como parte das comemorações, a Prodesp promove na próxima quinta-feira (19), véspera do aniversário, um seminário sobre “Acessibilidade digital”. Um dos painéis será “Acessibilidade digital e inclusão no Programa Poupatempo”.


O evento terá a participação atendente Gislaine Ferreira, de São José dos Campos, que é cega, e do técnico da coordenadoria do e-poupatempo José Antônio Figueiredo, que é surdo. O seminário tem o objetivo de conscientizar técnicos que criam sites e aplicativos para a importância de pensar na acessibilidade desde o início do desenvolvimento de novos produtos, seguindo o conceito do Poupatempo de cidadania para todos.


Além da exposição de fotos, os postos também prepararam atividades culturais e todos os colaboradores vão cantar o “Parabéns a você”, entre meio-dia e 13h, no período de troca de turno, na próxima sexta-feira (20). Os interessados podem conferir, pela internet, o álbum com diversas imagens do programa.


Ficha técnica do programa Poupatempo


Unidades: 71 fixas e 1 móvel
Funcionários: 13,3 mil
Total de atendimentos: 565 milhões
Média mensal: 4,4 milhões
Média diária: 185 mil
RG: 52,4 milhões
Licenciamento: 30 milhões
CNH: 27,5 milhões
Atestado de Antecedentes Criminais: 15,9 milhões
Carteira de Trabalho: 12,9 milhões
Seguro-desemprego: 10,8 milhões
Cadastro de Emprego: 8,8 milhões


Do Portal do Governo