Notícias

Perdeu ou esqueceu? Procure nos Achados e Perdidos do Metrô e da CPTM
19/10/2017

 

Em média são encontrados cerca de 6 mil a 7 mil objetos/mês perdidos nas estações ou vagões de trem que podem ser recuperados

 

Sabe aquele objeto que você perdeu e desistiu de procurar porque achava que não iria encontrar mais? Se você esqueceu nas estações e vagões de trens no Metrô e da CPTM, é possível recuperá-los.


No Metrô, em média são encontrados cerca de 6 mil a 7 mil pertences por mês. Nem sempre eles são procurados pelas pessoas que os esqueceram porque elas não têm mais esperança de encontrá-los.


A maioria dos objetos perdidos é de carteiras e celulares. Mas há de tudo no Achados e Perdidos do Metrô e da CPTM. Até os mais inusitados como materiais de construção, instrumentos musicais, álbuns de fotos de casamento e de família e até próteses dentárias.


Na CPTM, o número de objetos perdidos é semelhante ao do metrô: em média 7 mil pertences por mês. A maioria é de objetos pessoais, carteiras e documentos.


Todos são catalogados e identificados de acordo com as suas características: peso, cor, tamanho. Os dados são cruzados com as informações repassadas pelas pessoas que vão procurar os objetos.


Documentos como RG e CPF são enviados para os órgãos de origem, no caso o serviço de identificação e a Receita Federal. Se possível localizar a pessoa eles são devolvidos para quem os perdeu. Os que estão fora do prazo de validade são incinerados.


Os objetos devem ser reclamados em até 60 dias. Passado esse prazo, os pertences são doados ao Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP).


Os objetos perdidos são geralmente recolhidos pelos funcionários do Metrô e da CPTM, depois de vistorias em vagões e estações. Mas há muitos caos de pessoas solidárias que encontram e devolvem os pertences para os próprios funcionários.





SERVIÇO
Achados e Perdidos


Metrô
Estação da Sé
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h.
As consultas também podem ser feitas pelo 0800-770-7722, das 5h30 as 23h30, ou no site do metrô www.metro.sp.gov.br


CPTM
Estação Barra Funda da CPTM
Atendimento: pessoalmente, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h
Pelo 0800-055-0121, serviço 24 horas ou pelo site www.cptm.sp.gov.br


Do Portal do Governo