Notícias

Prêmio Jovem Negro quer revelar talentos da literatura em classes da EJA
26/10/2017

 

Por três séculos, os negros foram escravizados no Brasil e mantidos à margem do acesso à educação, saúde e outros direitos fundamentais. Para tentar romper com essa herança histórica, a FlinkSampa promove o Prêmio Jovem Negro de Literatura, que pretende revelar novos talentos. O concurso é aberto a alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA com idade entre 21 e 35 anos. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de outubro no site http://bit.ly/2xf0JpD.


Serão avaliadas obras do gênero romance (narrativa ficcional longa, em prosa, com mais de um personagem) destinadas ao público adulto. O material deve conter entre 180 mil e 600 mil caracteres com espaços. As demais especificações constam no regulamento do concurso, disponível no endereço http://flinksampa.com.br/.


Os romances serão analisados por comissões julgadoras integradas por escritores especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários. A lista de finalistas será conhecida em março do ano que vem. Em junho serão divulgados os nomes dos três primeiros colocados.


Contrato O vencedor assinará um contrato com a editora Unipalmares e terá a obra publicada com uma tiragem de mil exemplares. O lançamento do livro e a premiação ocorrerão durante a realização da FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra 2018, evento realizado pela Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural – Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares.


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação


DOE - Seção I, p. IV