Notícias

Etecs de Mauá e Albert Einstein conquistam a Startup in School
07/11/2017

 

Os protótipos de aplicativos para celular desenvolvidos pelas equipes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Mauá e da Etec Albert Einstein conquistaram o primeiro e o segundo lugar no Programa Startup in School Edição Google Centro Paula Souza (CPS). A competição de empreendedorismo tecnológico é uma ação conjunta do Google, CPS e a consultoria Ideias de Futuro. O anúncio dos vencedores da edição 2017 ocorreu no dia 24, no Google Campus, zona sul de São Paulo.


 


Participaram da segunda edição do torneio oito Etecs, cujos vídeos dos projetos podem ser assistidos no site http://ideiasdefuturo.com/google. O trabalho campeão, Local Bus, é criação do time da Etec Mauá, formado por Bruno Oliveira, do curso de Informática, e Rafaela Silva dos Santos e Anderson Gomes, estudantes de Administração. O app propõe diversas melhorias para a rede de ônibus da cidade de São Paulo.


 


De acordo com Bruno, a primeira novidade foi considerar incluir em cada ônibus um transmissor de GPS. Assim, o passageiro saberá, em tempo real, pelo celular, onde está o veículo mais próximo para levá-lo ao seu destino, descobrindo, ainda, outras linhas capazes de atendê-lo, além de permitir ao usuário deslocar-se para o ponto somente alguns minutos antes do


embarque. Ele destaca também a possibilidade de integração com o sistema do Bilhete Único e a funcionalidade de rede social incorporada.


 


Para melhorar o serviço oferecido, explica, a ideia é estimular todo usuário a registrar no Local Bus suas impressões sobre o estado de conservação e o conforto proporcionado em cada ônibus. “Na versão gratuita, todos os serviços do app estarão disponíveis, a única contrapartida será ver anúncios”, explica Bruno. “Quem preferir comprar, poderá eliminar os anúncios da tela e trocar o valor pago por uma passagem”, explica.


 


Pet Friends, o vice-campeão, auxilia donos de animais de estimação a encontrar pessoas confiáveis dispostas a cuidar de seus bichinhos quando precisam se ausentar ou simplesmente para levá-los a passear. A criação é de alunos de diversos cursos da Albert Einstein: Guilherme Fernandes e Gustavo da Silva (Informática), Caroline Sousa Pereira (Eletrônica), Maria Clara Golla (ensino médio), Oséias Brandão Jr. (Comunicação Visual) e Lucas Carvalhal (Eletrônica).


 


Para o professor Gislayno Monteiro, coordenador de projetos do CPS, o Startup in School é uma grande oportunidade para o aluno buscar novas metodologias e ampliar os conhecimentos transmitidos em sala de aula. Segundo Jaciara Cruz, diretora da Ideias de Futuro, os times campeões receberão de 17 de novembro a 18 de março orientação para finalizar seus protótipos, aprimorar o modelo de negócios e lançar os app na Google Play. “Os encontros semanais, por videoconferência e presenciais, ocorrerão na sede da consultoria”, informa.


 


Rogério Mascia Silveira


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


 


DOE - Seção I, p. III