Notícias

Alunos do ensino fundamental participam de Olimpíada de Matemática
07/11/2017

 

Um grupo de 26 mil estudantes da rede estadual de ensino participam, até o dia 15, da primeira BricsMatch, Olimpíada de Matemática para alunos do ensino fundamental de países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Os estudantes são convidados a testar seus conhecimentos na disciplina por meio da plataforma interativa, Dragonlearn. A cerimônia oficial de lançamento da Olimpíada ocorreu no dia 1º, na Escola Estadual Alfredo Paulino, no Alto da Lapa, capital.


Nesse dia, os estudantes da unidade de ensino tiveram 60 minutos para responder a oito exercícios interativos, dinâmicos e em linguagem atrativa aos pequenos. “Achei bem divertido porque nos ensina muitas coisas de matemática. Foi um pouquinho difícil, mas deu”, disse a aluna Sofia de Haro Coelho.


 


Para Rosangela Aparecida Valim, responsável pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), a Olimpíada vai aproximar os estudantes da disciplina. “Tenho certeza de que


todos os alunos do Estado de São Paulo vão olhar a matemática de uma forma mais agradável”, disse.


 


“Trabalhamos com modelos matemáticos muito visuais. Então, apresentamos situações do dia a dia das crianças, de forma que eles tenham mais facilidade para resolver os exercícios”, explicou o diretor da Dragonlearn, Frederico Faria.


 


Para participar da Olimpíada gratuitamente, os professores devem cadastrar seus alunos, no endereço https://br.bricsmath.com/registration. Eles farão os testes em um computador ou tablet com acesso à internet.


 


Na plataforma, o aluno terá 60 minutos para resolver oito exercícios, em qualquer dia, até a quarta-feira, 15. As questões são interativas e em formato de game, compreensível para as crianças, com o objetivo de popularizar o estudo da matemática e torná-la cada vez mais atraente.


 


Ao fim do exercício, os alunos e seus professores têm acesso ao resultado e à pontuação obtida. Todos os estudantes receberão um certificado digital, que os professores poderão imprimir e entregar aos participantes.


 


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


Portal do Governo do Estado


 


DOE - Seção I, p. IV