Notícias

Check-up gratuito para homens: programa já realizou 200 mil consultas
09/11/2017

 

O programa Filho que Ama Leva o Pai ao AME já resultou no atendimento de 82 mil pessoas em todo o Estado, além da realização de 200 mil consultas com especialistas.


A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde teve início em março de 2014 e estimula os filhos a levar os pais a partir de 50 anos de idade a fazer check-up médico nos ambulatórios médicos de especialidades (AMEs).


Além das consultas, os pais atendidos passam por exames preventivos nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia. O atendimento ocorre sempre aos sábados, das 9 às 13 horas, em 25 unidades do AME, na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado.


Apesar de a campanha de prevenção e promoção de saúde incentivar os filhos a levarem os pais ao médico, as consultas precisam ser agendadas pelos próprios pacientes.


O atendimento completo é realizado em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco, além da realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.


No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista para análise dos resultados dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, com acompanhamento e tratamento.


 


O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de crologia e Sociedade Bra sileira de Clínica Médica (Socesp).


 


As unidades da capital e Grande São Paulo que fazem o atendimento do programa são: Heliópolis; Mogi das Cruzes; Taboão da Serra; Carapicuíba; Mauá; e o CRI Norte. No interior e litoral, as unidades localizam-se em Jundiaí; Araçatuba; Américo Brasiliense; Santos; Praia Gran de; Barretos; Bauru; Promissão; Franca; Ourinhos; Rio Claro; Presidente Prudente;


São João da Boa Vista; Mogi-Guaçu; Votuporanga; São José do Rio Preto; Sorocaba; Caraguatatuba; e Tupã.


 


As consultas devem ser agendadas pelo 0800-779-0000


 


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


Portal do Governo do Estado


 


DOE - Seção I, p. II