Notícias

São Paulo sedia campanha de conscientização sobre tumores neuroendócrinos
10/11/2017

 

Hoje, 10, é realizado em 18 países, incluindo o Brasil, o World NET Cancer Day, campanha anual para aumentar a conscientização sobre os tumores neuroendócrinos e alertar a população sobre a necessidade de diagnóstico, informações, cuidados e pesquisas aprimoradas. O evento é coordenado mundialmente pela International Neuroen docrine Cancer Alliance (Inca) e apoiado por organizações sobre NET (tumores neuroendócrinos).


 


Na capital paulista, dois painéis serão criados pelo artista Cadu Mendonça, na Av. Dr. Arnaldo, entre a Estação Clínicas do Metrô e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).


 


A ação pretende chamar a atenção e buscar a conscientização quanto aos primeiros sintomas da doença, a fim de evitar o diagnóstico tardio e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A iniciativa é realizada em parceria com o portal de informação Muitos Somos Raros (www.muitossomosraros.com.br), dedicado às doenças raras.


 


Os tumores neuroendócrinos (NET) são um conjunto de tumores raros e de crescimento lento. Afetam cerca de 35 pessoas a cada grupo de 100 mil por ano. Os tumores derivam de células nervosas ou do sistema endócrino (produtoras de hormônios). O maior grupo de NET afeta


o trato gastrointestinal e o pâncreas, mas há casos de ocorrência em outros órgãos, como, por exemplo, o pulmão.


 


Por se originarem em diferentes partes do corpo, esse tipo de tumor cresce lentamente e, às vezes, não apresenta sintomas, e pode ser confundido com outras doenças, o que dificulta o diagnóstico. Como consequência, os pacientes podem esperar muitos anos por um diagnóstico preciso e, por isso, sofrem um impacto sério em seu conforto, qualidade de vida e, em última


análise, no prognóstico a longo prazo


 


Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


 


DOE - Seção I, p. I