Notícias

Estação Suzano da CPTM recebe testes de pressão e glicemia
23/11/2017

 

Além de tirar dúvidas, ação gratuita também informará usuários sobre os pontos de retirada de medicamentos sem custos

 

Os usuários que passarem, nesta quinta-feira (23) pela estação Suzano, na Linha 11-Coral poderão verificar a pressão arterial e o índice de glicemia gratuitamente. Serão distribuídas 100 senhas, das 9h às 13h.

Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde, no município de Mogi das Cruzes.

A aferição da pressão arterial é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que se manifesta em 25% dos brasileiros. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Doenças que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada. Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

O teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos. O procedimento é importante para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue utilizar adequadamente a insulina. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

Do Portal do Governo do Estado