Notícias

CDHU recebe prêmio por Sistemas Fotovoltaicos
13/12/2017

 

Prêmio Eco Brasil Amcham & Estadão é reconhecimento pelo pioneirismo na utilização da energia renovável em unidades habitacionais

 

O programa Morar Bem, Viver Melhor da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) é um dos vencedores dos ganhadores do “Prêmio Eco Brasil Amcham & Estadão”, na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços pelo projeto de Implantação de Sistemas Fotovoltaicos instalados em unidades de interesse social

As placas permitem a micro geração de energia, criando um sistema de compensação com a rede elétrica. O resultado é visto diretamente na conta de luz do morador. Em Postes Gestal, uma das três cidades que receberam os testes, as placas alcançam um desconto de até R$ 46,5 na conta, independentemente do perfil do consumo da família.

Cada placa é responsável por gerar uma energia de 35 KWh/mês em média. O projeto piloto também já está sendo testado em residências de Elisiário e Itainga, no interior de São Paulo. Em 2017, a CDHU firmou parceria com o município de Aparecida para a construção de mais 62 unidades com a tecnologia fotovoltaica.

Como funciona
A energia renovável é obtida pela conversão da radiação solar em eletricidade, que resulta em desconto na conta de luz, e pode ser consumida na própria residência ou ser enviada para a rede de distribuição.

O convênio que deu origem ao projeto é fruto da parceria entre as secretarias da Habitação e de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, que surgiu em dezembro de 2016 com a intenção de oferecer soluções habitacionais com alternativas de economia para os mutuários.

Ao todo, foram 84 empresas inscritas, num total de 102 projetos. Desses, 34 empresas e 36 projetos foram selecionados. Agora, serão premiados nas categorias “Sustentabilidade em Processos” e “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”.

Do Portal do Governo do Estado