Notícias

Alesp aprova proposta que autoriza o governo paulista a realizar empréstimos
22/12/2017

 

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, projeto de lei que autoriza o governo do Estado a realizar novos financiamentos. Serão permitidas, por exemplo, a realização de operações de crédito para conclusão de obras em andamento, como a da Rodovia dos Tamoios, da linha 15-Prata do Metrô e do monotrilho da linha 17-Ouro. O governo poderá fazer empréstimos em bancos nacionais e internacionais no valor de cerca de R$ 2,3 bilhões.

"A proposta trará benefícios para a população mais humilde. Atualmente o Estado de São Paulo transporta mais de 7 milhões de passageiros por dia, entre Metrô e CPTM. E muita gente deixou de andar de carro ou bicicleta para utilizar o transporte público", explica o deputado Roberto Massafera (PSDB), que destaca a função social do transporte de massa.

A líder da minoria na Alesp, deputada Márcia Lia (PT), ressaltou a demora na entrega dessas obras. "O governo não conseguiu utilizar os recursos que foram autorizados pelo BNDES; o banco esperava que essas obras tivessem sido finalizadas e algumas já deveriam estar prontas desde 2014, outras este ano. Elas não podem ficar paradas e precisam ter continuidade", afirmou.

O Projeto de Lei 1070/2017, de autoria do governador, também autoriza novos financiamentos para o Profisco 2, o Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil. O programa tem o objetivo de modernizar a gestão fiscal do governo do estado.

www.al.sp.gov.br