Notícias

Febre amarela: Jardim Botânico, Zoológico e o Zoo Safári são fechados
23/01/2018

 

Em razão da descoberta de macacos bugios mortos pela Febre Amarela, está suspensa a visitação do público a esses locais

 

O Jardim Botânico de São Paulo, o Zoológico de São Paulo e o Zoo Safári estão fechados por determinação das secretarias da e do Meio Ambiente, em razão da descoberta de macacos bugios mortos pela Febre Amarela.

Diante da situação, estão suspensos o acesso a visitantes a esses locais. A Fundação Parque Zoológico de São Paulo intensificou nos últimos o monitoramento das espécies nativas que ocorrem no PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), especialmente dos grupos de macacos-bugios, coordenando as ações que contam com a parceria de outras instituições localizadas no Parque (Instituto de Botânica e Parque Cientec).

Por meio da busca ativa, semanalmente, nossos profissionais percorrem trilhas em áreas de ocorrência de macaco-bugio para inspecionar as populações que circulam nestes pontos. No dia 10 de janeiro de 2018, durante as rondas no parque, um dos técnicos encontrou um macaco-bugio de vida livre nas dependências do Zoológico em óbito.

O animal foi recolhido e amostras foram encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz. Nesta segunda-feira (22) foi confirmado o resultado positivo para a febre-amarela do animal encontrado. Como medida de prevenção contra a febre-amarela, o procedimento adotado é a suspensão das atividades de visitação do Zoológico de São Paulo, do Zoo Safári e também do Jardim Botânico de São Paulo.

O Zoológico e o Zoo Safári informam que atividades internas permanecerão dentro da normalidade. A equipe técnica continuará a fazer o monitoramento dos animais do PEFI e alguns recintos receberão tela de proteção nos próximos dias como ação preventiva contra a doença.

Do Portal do Governo do Estado

 

 

Casa Civil
|
Portal da Transparência
|
Biblioteca Virtual
Receba notícias por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da Biblioteca periodicamente no seu e-mail.

Digite o seu e-mail