Notícias

Etecs iniciam cursos adaptados à Reforma do Ensino Médio
17/02/2018

 

Implantação das mudanças permite ampliação da oferta atual de opções aos estudantes; unidades são pioneiras no País

 

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são as primeiras unidades de ensino públicas do Brasil a oferecer alternativas de cursos já adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. No processo seletivo para o primeiro semestre deste ano, 33 Etecs, administradas pelo Centro Paula Souza, abriram vagas para uma dessas opções, ampliando a oferta atual – e não como substituição às existentes.

Aprovada em fevereiro de 2017, a Lei da Reforma do Ensino Médio prevê a divisão do currículo em conteúdo comum e assuntos específicos, de acordo com o itinerário formativo escolhido pelo estudante: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica. Ligado ao Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza está sendo pioneiro na implantação das mudanças.

“Além de responder às propostas da nova lei para o Ensino Médio, esse projeto atende à demanda de jovens que desejam fazer um curso integrado estudando em período único, de manhã ou à tarde. Dessa forma, ele fica disponível para fazer um estágio, trabalhar ou se envolver em outras atividades”, explica o coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo.

Mais cursos

O Centro Paula Souza já oferece a alternativa do integrado, mas cursado em dois períodos – o Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim). O Vestibulinho ofereceu 1.741 vagas para o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional para os seguintes cursos: Administração, Cozinha, Hospedagem, Logística, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Química, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Serviços Públicos.

Outras 395 vagas foram distribuídas para o Ensino Médio com Qualificação Profissional para Administrador de Banco de Dados, Assistente de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo/Finanças/Marketing e Comercial.

O Ensino Médio com Habilitação Técnica tem de 2.800 a 3.000 horas de carga horária ao longo dos três anos, cursadas em um único período (manhã ou tarde). Já o Ensino Médio com Qualificação Profissional tem 2.400 horas de carga horária ao longo dos três anos, também cursadas em um único período (manhã ou tarde). São 1.800 horas para os componentes da Base Curricular Comum e mais 600 para a área diversificada. Trata-se da carga mínima estabelecida pela nova lei no período de transição (depois de 2022, os cursos terão que oferecer 3.000 horas).

Além do Ensino Médio Regular, com 2.500 horas, atualmente as Etecs já oferecem o Etim, que tem de 3.600 a 4.100 horas, dependendo do curso; e os cursos técnicos (sem Ensino Médio), com carga horária de 1.200 a 1.600 horas.

Do Portal do Governo do Estado