Notícias

Museu realiza programação inédita em homenagem aos 50 anos da morte de Portinari
07/02/2012

 

Museu Casa de Portinari elaborou uma programação inédita em tributo ao pintor


No ano do cinquentenário da morte de Candido Portinari (1903-1962), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, elaborou uma programação inédita em tributo ao pintor. De 6 de fevereiro a 21 de abril serão desenvolvidas atividades paralelas a primeira exposição das obras "Guerra e Paz" restauradas, que ocorre no mesmo período no Memorial da America Latina, em São Paulo.


"É uma honra para a Secretaria da Cultura lembrar o meio século da morte de Cândido Portinari com atividades gratuitas no museu que leva o nome do artista. E após cinqüenta e quatro anos, apoiar a exposição dos painéis Guerra e Paz em São Paulo, dando a oportunidade ao público paulista de apreciar a obra", ressalta o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.


Entre as principais atrações da "Homenagem ao Cinquentenário da Morte do Artista" está a exibição de um documentário sobre a história da produção das obras "Guerra e Paz", feito pela EPTV Ribeirão Preto e apresentado em forma de série no telejornal local, em maio de 2011. O evento conta ainda com a exibição de réplicas dos painéis no ateliê do artista, a apresentação de objetos que fazem referência aos murais, como livro, selos e cartões postais, e uma projeção dos estudos feitos por Portinari para a confecção das obras.


"A programação dá ao público de Brodowski e região a oportunidade de conhecer e refletir sobre uma das mais importantes obras do pintor, uma vez que o público do interior encontra dificuldades de ir até os grandes centros, onde os painéis restaurados estarão expostos. Essa ação do Museu Casa de Portinari também faz com que os visitantes participem de uma das homenagens prestadas ao artista em seu cinquentenário de morte", explica a gerente do museu, Cristiane Maria Patrici.


Os painéis Guerra e Paz estão entre os principais trabalhos de Portinari e foram encomendados ao artista pelo governo brasileiro, em 1952, como um presente para a sede da ONU em Nova York (EUA).


Gratuita e destinada a todos os públicos, a atividade, além de homenagear o pintor Candido Portinari, tem como intuito conquistar novos apreciadores para as obras do artista brodowskiano. As atividades acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O museu está localizado na praça Candido Portinari, nº 298 - Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284.


Homenagem ao Cinquentenário da Morte do Artista
Período: de 6/2 a 21/4/2012
Local: Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, n° 298, Centro - Brodowski/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita


Da Secretaria da Cultura


Fonte: SP Agência de Notícias