Notícias

Real poderá ser trocado por dólar em caixa eletrônico
27/07/2012

 

Operação precisa de regulamentação do BC

 

DE BRASÍLIA

Operações de compra e venda de moeda estrangeira poderão ser feitas em máquinas semelhantes a caixas eletrônicos usados para saques.


O CMN (Conselho Monetário Nacional) autorizou que instituições que já realizam operações de câmbio, como bancos e corretoras, instalem essas máquinas em locais de grande circulação de turistas.


Cada operação terá limite de US$ 3.000. A máquina fará a troca de moedas em cédulas, mas será preciso ter cartão internacional para realizar a operação. Isso servirá para identificar a pessoa que estiver trocando moedas, o que é obrigatório no Brasil.


"Não se trata de saque com cartão. A pessoa terá que introduzir cédulas de dólar para retirar cédulas de real ou vice-versa", afirmou o secretário-executivo do Banco Central, Geraldo Magela.


O objetivo dessa medida é facilitar a troca de moeda estrangeira, tendo em vista o esperado aumento de turistas no país devido à Copa (2014) e à Olímpiada (2016).


O mais provável é que o bancos e corretoras ofereçam apenas as moedas mais negociadas, como dólar e euro.


A decisão do CMN precisa ser regulamentada pelo BC (Banco Central), o que deve ser feito na próxima semana, segundo Magela. O início do uso das máquinas, no entanto, vai depender do interesse dos bancos.


(MARIANA SCHREIBER)


Fonte: Folha de S.Paulo/Poder