Notícias

Feira do Livro de Frankfurt traz evento a SP
04/08/2012

 

Objetivo é reforçar a presença no Brasil da exposição alemã e criar um escritório local

 

DE SÃO PAULO

A Feira do Livro de Frankfurt, maior evento editorial do mundo, dá início na próxima semana a uma programação com a meta de reforçar sua presença no Brasil.


A partir de terça, a entidade reunirá 33 palestrantes de países como Colômbia, Índia e Reino Unido na conferência Contec-Brasil, sobre tecnologia, cultura e alfabetização. O evento, no auditório Ibirapuera, em São Paulo, tem inscrições gratuitas.


A conferência é uma espécie de preparação para o evento do próximo ano, quando a entidade planeja ampliar a programação e trazer editoras de outros países, transformando-o em uma feira de livros internacional.


O passo seguinte será a instalação de um escritório da Feira de Frankfurt no Brasil, a partir de maio de 2013, ano em que o país será homenageado na tradicional feira.


"Há oportunidade de editoras brasileiras se profissionalizarem e buscarem mercado fora do Brasil", diz Marifé Boix García, vice-presidente da Feira de Frankfurt.


"Tradicionalmente, esse não é o primeiro objetivo dessas empresas. Queremos ajudá-las nisso."


O escritório auxiliará as editoras a buscar apoio para a compra e venda de direitos autorais, exemplifica Marifé.


Outra atividade oferecida pela representação da feira são parcerias com escolas internacionais especializadas na formação de executivos do setor editorial.


O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a estrutura. Além da Europa, a Feira de Frankfurt já tem escritórios nos EUA, na China, na Rússia e na Índia.


LIVRO DIGITAL


No encontro que começa na terça, uma das principais discussões será a criação e a venda de conteúdo em um ambiente "cross mídia", em que convivem livro, filme, aplicativos para celular, jogos, redes sociais, entre outros meios.


Fonte: Folha de S.Paulo/Mercado