Campanha no Metrô faz alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Foi lançada no Metrô uma campanha de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A iniciativa é uma parceria do ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil e conta com o apoio do Metrô Social. Nas estações e redes sociais do Metrô, os passageiros já podem visualizar as mensagens da campanha.

De acordo com o ITACI, as chances de vencer o câncer infanto-juvenil são de 75% caso a doença seja descoberta em sua fase inicial.
Prestar atenção aos sintomas e buscar apoio médico o quanto antes é fundamental para salvar vidas. Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã são alguns dos sintomas de alerta.

O atendimento no ITACI é gratuito e mundialmente reconhecido. Do total de pacientes atendidos pelo Instituto, 30% em geral vêm de outros estados e até de outros países.

IMPACTO NOS ODS

A campanha lançada pelo Metrô Social e ITACI gera impacto no ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, na meta 3.4 que pretende reduzir em um terço a mortalidade por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento. Na meta 3.d que promove a conscientização do alerta precoce, com redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Notícias

Palácio dos Bandeirantes é palco da exposição de arte “São Paulo: Povo, Terra e Trabalho”


Phoenix FIP vence leilão bilionário do Governo de SP para privatização da Emae


Com leilão marcado para sexta (19), Emae tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


Com leilão marcado para sexta (19), EMAE tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis