Campanha no Metrô faz alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
Foi lançada no Metrô uma campanha de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A iniciativa é uma parceria do ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil e conta com o apoio do Metrô Social. Nas estações e redes sociais do Metrô, os passageiros já podem visualizar as mensagens da campanha.
De acordo com o ITACI, as chances de vencer o câncer infanto-juvenil são de 75% caso a doença seja descoberta em sua fase inicial.
Prestar atenção aos sintomas e buscar apoio médico o quanto antes é fundamental para salvar vidas. Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã são alguns dos sintomas de alerta.
O atendimento no ITACI é gratuito e mundialmente reconhecido. Do total de pacientes atendidos pelo Instituto, 30% em geral vêm de outros estados e até de outros países.
IMPACTO NOS ODS
A campanha lançada pelo Metrô Social e ITACI gera impacto no ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, na meta 3.4 que pretende reduzir em um terço a mortalidade por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento. Na meta 3.d que promove a conscientização do alerta precoce, com redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
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