Moderna estação de trem começa a ser construída em Francisco Morato
17/02/2018
Alckmin acompanhou início de obras que terá investimento de R$114 milhões e contará com todos os itens de acessibilidade

O governador Geraldo Alckmin deu início neste sábado à construção da nova estação da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM no município de Francisco Morato. Será uma das maiores estações da região metropolitana, com 6 mil m² de área, três plataformas, cinco escadas rolantes, três elevadores e totalmente acessível. A obra vai gerar 300 empregos diretos e R$ 110 milhões de investimento.

Além de todos os itens de acessibilidade específicos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a nova estação terá dois acessos para a população: um ligando a estação ao terminal rodoviário da Prefeitura e o outro que chegará à rua Gerônimo Garcia, importante via do município. Atualmente, cerca de 35 mil usuários utilizam a estação por dia.

O consórcio vencedor da licitação é o Telar-Spavias, com o valor de R$ 114,9 milhões, o que gerou uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 57 milhões sobre o valor orçado. O prazo de execução é de 36 meses, contados a partir de ordem de serviço, mais um ano de operação assistida.

A prefeita Renata Sene comentou sobre a importância e os benefícios da nova estação para a população da cidade. “Francisco Morato é a última cidade da Região Metropolitana e aqui é a maior concentração de população – quase 200 mil habitantes. Então, estrategicamente, em termos de transporte urbano, é importantíssimo para a cidade de Francisco Morato. Cerca de 40 mil pessoas pegam o trem todos os dias e serve de mão de obra qualificada”, disse Renata, que acredita na valorização de toda a cidade com a nova estação.

“Com a nova estação, com acessibilidade e tudo que um governo deve fazer e que a população merece de qualidade, isso vai trazer não só um benefício para quem é transportado, mas mudar o conceito de toda a cidade em relação à sua mobilidade e sua estrutura. Certamente, tem um valor muito grande para a cidade de Francisco Morato”, concluiu a prefeita.

Modernização na Linha 7-Rubi
Outro ponto destacado por Alckmin na inauguração da obra foi a chegada dos novos trens para atender a população. “Na terça-feira teremos mais três trens novos e em 90 dias essa Linha 7 estará toda ela com trens novos. Ainda temos aqui trens da década de 50”, disse o governador.

Os trens modernos têm salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).

As novas composições também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM. Ela tem 60,5 km de extensão e liga as estações Luz e Jundiaí. O trecho maior, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil. Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil usuários/dia útil. Atualmente, 19 novas composições circulam na Linha 7-Rubi, marcando o processo de padronização da frota da CPTM.