Secretaria de Turismo libera R$ 44 milhões para obras no primeiro trimestre

O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado, liberou R$ 43,9 milhões para 75 cidades no primeiro trimestre do ano. Os recursos são do Fundo de Melhoria das Estâncias.

A verba é destinada a obras e melhoria de infraestrutura turística, como revitalizações, sinalização, construção de equipamentos públicos de interesse turístico e vias de circulação em locais de maior atração, por exemplo. Os repasses ajudam na manutenção das atividades econômicas e na preservação dos empregos regionais, tornando os destinos aptos a receber mais visitantes.

423 obras

Atualmente estão em execução 423 obras de interesse turístico nas 210 cidades – 70 estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs).

Na região da Baixada Santista destacam-se obras em Praia Grande, que está revitalizando o centro expandido dos bairros Ocian e Boqueirão, com previsão de conclusão ainda este ano. O valor somando de todas as obras chega a mais de R$ 37 milhões.

Os municípios famosos pelas águas termais, localizados na região de Campinas, também terão obras importantes concluídas em 21. Destaque para a reforma do Balneário Municipal de Águas de Lindóia, para a criação de um novo parque de entrada no município de Águas de São Pedro e para a reativação do Teleférico de Pedreira.

Já na região de São José dos Campos, onde a obras somam mais de R$ 31 milhões, os destaques são a construção do Mirante da Revolução Constitucionalista, em Areias, a implantação do Complexo Turístico Mirante do Camaroeiro, em Caraguatatuba, além da criação de um Centro Turístico e de Eventos em São José do Barreiro.

IMAPCTO NOS ODS

A verba destinada ao turismo tem impacto no ODS 14 – Vida na água, na meta 14.7 que pretende aumentar os benefícios econômicos para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, a partir de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Notícias

Com leilão marcado para sexta (19), Emae tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis

Com leilão marcado para sexta (19), EMAE tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis

SP anuncia redução de 10% em tarifas social e vulnerável da Sabesp após desestatização