Carta de Serviços

Serviços da Casa Civil disponíveis aos usuários do serviço público

A Carta de Serviços ao Usuário dos Serviços Públicos da Casa Civil do Estado de São Paulo é um instrumento de participação social que tem por objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.

Na Carta você encontrará informações claras e acessíveis sobre quem somos, o que fazemos e os serviços que oferecemos aos cidadãos. Assim, bem-informado, você poderá melhor exercer sua cidadania e contribuir para o aperfeiçoamento de nossos serviços.

Para se comunicar conosco o cidadão pode utilizar o canal de Ouvidoria, pronta para receber suas manifestações (denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios), por meio do ouvidoria.sp.gov.br e pedidos de acesso à informação, por intermédio do Sistema SIC.SP.

Inclusive, esses canais também podem ser utilizados para o exercício de seus direitos enquanto titular de dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.

(GRS) Grupo de relacionamento com a Sociedade

O Grupo de Relacionamento com a Sociedade, da Casa Civil do Gabinete do Governador, é o Departamento Técnico responsável por receber, tratar e responder as demandas de cidadãos e entidades do terceiro setor, dirigidas ao Senhor Governador, que se apresentem sob forma de cartas, e-mails e telefonemas ou pessoalmente.

Canais de atendimento:
Responsável pelo Fale Conosco do Portal do Governo do Estado de São Paulo: www.sp.gov.br
E-mail: faleconosco@sp.gov.br
Tel: 11 2193-8000
Pessoalmente: Av. Morumbi, 4.500. Morumbi – São Paulo – SP.
CEP 05650-905

Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo preserva e divulga as coleções artístico-culturais do Palácios dos Bandeirantes, em São Paulo, e Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Com obras de arte, mobiliário histórico, prataria e louçaria, os Palácios são abertos à visitação pública.

Palácio dos Bandeirantes
Horários de visitação: Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Sábados, somente para grupos acima de 10 pessoas, às 10h ou às 14h.

O agendamento prévio é necessário para todas as visitas e deve ser realizado somente pelo e-mail monitoria@sp.gov.br

Todas as visitas são acompanhadas por educadores do palácio.

No caso de eventos oficiais, as visitas poderão ser canceladas.

Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282

Palácio Boa Vista
Horários de visitação para espontâneos: Quarta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com permanência até as 17h30.
Não é necessário fazer agendamento.

Os visitantes são atendidos em grupos de até 20 integrantes. O atendimento é por ordem de chegada e recomenda-se a chegada nos horários de abertura do portão (10h e 14h), principalmente nos meses de alta temporada.

Horários de visitação para grupos com agendamento: Quinta-feira, apenas para grupos de 20 a 40 pessoas, mediante agendamento prévio, através do e-mail monitoria@sp.gov.br, das 14h às 17h, com permanência até as 17h30.

Nos meses de junho e julho não realizamos agendamentos devido ao intenso fluxo de visitantes durante a temporada de inverno. Neste período as visitas acontecem de quarta-feira à domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com permanência até as 17h30.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores do palácio.

Na presença de hóspedes oficiais, a área de visitação será restrita.

Bolsas, sacolas, celulares, guarda-chuvas, máquinas fotográficas, filmadoras, brinquedos, alimentos e demais objetos deverão ser deixados no guarda-volumes.

Entrada franca
Telefone: (12) 3662-2966

 

DGDTA – Núcleo de Protocolo

Tem as funções de:

Receber, registrar, classificar autuar, expedir, controlar a distribuição de papéis e processos (físicos e digitais) e realizar trabalhos complementares às atividades de autuação;

Informar sobre a localização de documentos e processo em andamento;

Providenciar, mediante autorização específica, vistas de processos aos interessados e o fornecimento de certidões e cópias de documento e processos.

Telefone: 2193-8000 ramais 8249/8825/8247/8194/8251/8188/8131
Horário de atendimento: 9h às 18h.
E-mail: protocolo.cc@sp.gov.br

 

Conselho de Honraria e Méritos

O Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga atua em honrarias e mérito para o Governo do Estado de São Paulo. No que se refere especificamente ao atendimento ao público, ele presta assessoria técnica em heráldica para os interessados em criar e, posteriormente, oficializar honrarias e condecorações no governo.

A assessoria, sem custo algum para o interessado, começa pelo entendimento da proposta dele, auxílio na criação do brasão e confecção da honraria, formulação da minuta de decreto e justificativa da outorga.

Na sequência, colocamos o processo em nosso sistema, damos o parecer deste Conselho, acompanhamos, junto com o interessado, o andamento do processo até a finalização do mesmo, informando-o se ele foi deferido ou indeferido.

Após a devida aprovação pelo governador do Estado de São Paulo, auxiliamos o interessado no registro dos outorgados e arquivamos seus respectivos currículos em nosso bando de dados. Por fim, elaboramos a chancela – que leva a assinatura do presidente do Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga – que será adesivada no verso dos diplomas dos seus agraciados.

Nosso horário de atendimento é das 9h às 17h e os contatos são feitos pelo e-mail chmerito@sp.gov.br e pelo telefone (11) 2193-8426.

Para outros serviços do Estado, acesse o Portal de Serviços ao Cidadão (servicos.sp.gov.br).

Palácio dos Bandeirantes

PABX: (11) 2193-8000

Ouvidoria SP

Canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública com a finalidade de receber manifestações como sugestões, reclamações e denúncias.

Entre em contato

Telefones Úteis

Tenha acesso e guarde os telefones dos serviços públicos estaduais.

Veja mais

SIC

Deseja receber informações e documentos relacionados à administração pública paulista?

Acesse o site do SIC