Publicada em 5/6/2025

Conheça o Centro TEA Paulista, serviço público de atendimento à pessoa com TEA

O Governo de São Paulo inaugurou o Centro TEA Paulista, um equipamento que reúne diversos serviços públicos voltados para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade está localizada na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo, e será um modelo de referência para os demais municípios do estado. Veja o que o Centro TEA Paulista oferece e como acessá-lo.

LEIA TAMBÉM: SP inaugura Centro TEA Paulista com serviços e apoio especializado para pessoas com autismo

O que tem no Centro TEA Paulista?

O equipamento integra serviços de atendimento presenciais e online para a pessoa com TEA e seus familiares. Lá, é possível receber orientação sobre direitos da pessoa com TEA, além de benefícios e políticas públicas. O Centro TEA Paulista também oferece atendimento terapêutico individual e em grupo.

O atendimento inclui arteterapia – com direito a atividades de pintura e leitura – oficinas esportivas integrativas – com futsal, vôlei e basquete, além de um serviço de mobilidade, voltado ao desenvolvimento da autonomia e da locomoção no dia a dia. O espaço conta com um jardim e uma sala de interação multissensorial, além de um espaço de acolhimento para pessoas em situação de crise.

LEIA TAMBÉM: Confira ações do Governo de SP para a população com TEA

Além disso, há biblioteca física e virtual, materiais de apoio à pesquisa, oficinas de capacitação para profissionais e cuidadores. O Centro TEA Paulista também promoverá congressos, seminários e workshops. O equipamento funciona com portas aberta, ou seja, basta comparecer ao Centro TEA Paulista para receber atendimento.

Serviços para a pessoa com TEA

O Estado de São Paulo conta com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). O documento serve para a identificação de pessoas com TEA nos serviços públicos e privados. Com isso, ele facilita o atendimento a esse público e o acesso prioritário em filas, por exemplo. A emissão do CpiTEA é outro serviço oferecido no Centro TEA Paulista. Além disso, lá também é possível emitir a identificação veicular da pessoa autista.

A inauguração do Centro TEA Paulista integra as ações do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA). O plano articula ações das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Saúde (SES), da Educação (Seduc-SP) e de Desenvolvimento Social (SEDS), e foi criado para atender com maior qualidade e capilaridade uma população estimada em 460 mil pessoas com TEA no estado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Trabalho para pessoa com TEA

O Centro TEA Paulista também será um espaço para a inclusão da pessoa com TEA no mercado de trabalho. O equipamento abrigará o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que promove encaminhamentos, formações e articulação com empresas.

No mesmo endereço funcionará o novo Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência. Ele ampliará a rede de acolhimento a pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla. O local oferecerá atendimentos presenciais por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede, com orientação sobre benefícios, programas sociais e direitos, além de apoio psicológico, jurídico e social.

Centro TEA Paulista

Local: Rua Galileo Emendabili, 99 – Jardim Humaitá, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior