Publicada em 5/6/2017

Prefeito de São Paulo é eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

Com as presenças do prefeito de São Paulo, João Dória; do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Samuel Moreira; do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; do presidente da Emplasa, Luiz Pedretti; do secretário de governo da prefeitura, Júlio Semeghini; do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni; do secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda e do prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo, que deu início à solenidade saudando todos os presentes.
Na sequência, o subsecretário Edmur Mesquita teve a palavra e ressaltou a importância desse Conselho. “Temos com muita clareza nossas metas e objetivos. Com isso, cumprimos o papel de criar soluções para os desafios em comum. É fundamental o espírito de união, na medida que estamos envolvidos em um mesmo projeto. Daqui para frente não há mais partido, mas sim a finalidade de estarmos unidos em torno do metropolitano”. E prosseguiu fazendo o anúncio do novo presidente do Conselho. “E foi através de um absoluto consenso que o prefeito de São Paulo, João Dória, foi eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. Temos um líder com predicados incomuns e que tem servido de paradigma para outras prefeituras da capital e do Brasil”.
Samuel Moreira, também elogiou a escolha do novo presidente e destacou a necessidade de planejamento de governança. João Dória iniciou o discurso concordando com as palavras ditas anteriormente por Edmur Mesquita. “Não temos partido nem ideologia. Temos que auxiliar, em específico, a população mais carente da região metropolitana de São Paulo. Mesmo diante da crise política, precisamos seguir nosso papel de administradores. Teremos nesse Conselho duas importantes Câmaras Temáticas: a de Transporte Público Metropolitano e a de Transportes Metropolitanos de Cargas”.
Tanto Sérgio Avelleda, como Clodoaldo Pelissioni, discursaram rapidamente sobre as duas Câmaras Temáticas e estipularam “integração” como palavra de ordem para a resolução dos problemas e melhor qualidade de vida ao cidadão.
Em seguida, Luiz Pedretti fez breve relato da atual situação do PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – nas regiões metropolitanas e aglomerados urbanos. “Até o final do ano, com todas as audiências públicas realizadas, teremos um plano obrigatório e que será aprovado por lei pela primeira vez na história”.
Em seguida, a reunião teve uma pausa para que os prefeitos presentes se reunissem e decidissem o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento, mas foi retomada com brevidade e o anúncio do prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo, como o novo vice, foi feito por Edmur Mesquita.
A Ata da última reunião do Conselho foi aprovada por consenso e a reunião foi encerrada.

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior