Publicada em 6/3/2025

Concessão da Linha 10-Turquesa garantirá modernização, novas estações e menor intervalo entre trens

O projeto do Lote ABC-Guarulhos, do Governo de SP, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), prevê a concessão da Linha 10-Turquesa de trens urbanos à iniciativa privada. Com investimentos de R$ 6 bilhões, a linha se consolidará como um dos principais eixos de conexão entre a região do ABC e o centro expandido de São Paulo, impactando positivamente a mobilidade de cerca de 14 milhões de pessoas.

Atualmente, a Linha 10-Turquesa atende 14 estações e possui integração com sete linhas (1-Azul; 2-Verde; 3-Vermelha; 4-Amarela; 7-Rubi; 11-Coral; 12-Safira), além dos Expressos Turísticos Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. Com as melhorias planejadas, o número de estações atendidas passará para 18 e as linhas integradas aumentarão para 11 em nove pontos distintos, permitindo conexões mais rápidas e eficientes. Além das já mencionadas, a linha 10-Turquesa passará a se conectar diretamente com as Linhas 6-Laranja, as futuras linhas 16-Violeta e 14-Ônix, além da 15-Prata do Metrô.

Entre os principais benefícios do projeto está a ampliação e modernização da infraestrutura ferroviária. A linha ganhará quatro novas estações: Bom Retiro, São Carlos-Parque da Mooca, ABC e Pari (Contingente). Haverá ainda uma redução do intervalo entre os trens de 6 para 4,5 minutos no trecho entre Bom Retiro e Mauá. A proposta também visa minimizar as interrupções causadas por alagamentos nos horários de pico do verão e a extinção das passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos rodoviários ou passagens inferiores

Com a aquisição de 16 novos trens, a Linha 10 estará preparada para atender uma demanda média projetada (até 2040) de 552 mil passageiros por dia útil.

Além disso, seis estações serão reconstruídas (Juventus-Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), quatro serão ampliadas (São Caetano, Santo André, Mauá e Guapituba) e outras quatro passarão por reformas pontuais (Brás, Luz, Tamanduateí e Capuava). Essa reestruturação contribuirá para o desenvolvimento urbano, especialmente na região da futura Estação ABC.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa