Publicada em 11/9/2025

Mais segurança e fluidez: rodovias do Lote Litoral de São Paulo terão 90 km de vias duplicadas

O Governo de São Paulo, por meio da concessão do Lote Litoral, vai modernizar 212 km de rodovias entre o Alto Tietê e a Baixada Santista, incluindo 90 km de vias duplicadas. As intervenções, previstas no contrato de concessão, vão aumentar a fluidez, oferecer mais segurança para os motoristas e ampliar a conectividade das vias. O investimento total é de R$ 4,3 bilhões ao longo da parceria.

Duplicações previstas

As duplicações se concentram na SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega), que terá trechos integralmente duplicados entre Bertioga e Santos e entre Peruíbe e Miracatu. Além disso, a SP-088 (Mogi-Dutra) e a SP-098 (Mogi-Bertioga) também receberão melhorias.

Essas obras criam um macroanel logístico, formando rotas alternativas fora da região metropolitana de São Paulo, otimizando o acesso ao Porto de Santos. Elas também complementam o sistema Anchieta–Imigrantes, distribuindo melhor o tráfego e criando caminhos mais previsíveis para o transporte de carga e usuários que viajam a trabalho ou lazer.

Mais segurança e conforto

O pacote de obras previsto pelo Governo de São Paulo inclui marginais, passarelas, ciclovias, acostamentos e dispositivos em desnível, além de melhorias de pavimento e sinalização. As duplicações e os novos equipamentos de segurança viária aumentam a proteção de motoristas, pedestres e ciclistas.

Grande parte das entregas se dão antes da implantação do pórticos eletrônicos do Siga Fácil, um sistema de cobrança que elimina paradas, melhora a fluidez e organiza a cobrança nas pistas expressas. Marginais e trechos urbanos não são cobrados.

Impacto logístico

Com a duplicação da SP-055 e as melhorias nas vias de descida do planalto, a região terá mais alternativas de acesso ao litoral e ao Porto de Santos. Resultado: menos congestionamentos em fins de semana e feriados, maior previsibilidade para o transporte de cargas e mais segurança ao motorista.

Siga Fácil

Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais eficiente e com justiça tarifária. Ou seja, com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido.

Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas, reduz acidentes e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido.

O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

Notícias

Finanças verdes já são realidade em SP, com R$ 250 milhões destinados a reflorestamento e saneamento


Tecnologia de ultrafiltragem é aliada para ampliação do tratamento de água em São Paulo


Consórcio Acqua Vias SP vence leilão da PPP de Travessias Hídricas do Governo de São Paulo


Palácio dos Bandeirantes tem dia de palestra sobre cuidados na prevenção do câncer de próstata